A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da USP em Piracicaba, acaba de lançar novos ebooks gratuitos que ajudam a entender um pouco mais sobre o cultivo de plantas com potencial medicinal.
Com linguagem acessível, as novas obras abordam questões botânicas e a forma de plantar e cultivar espécies conhecidas genericamente como camomila, pata-de-vaca e açafrão.
Os volumes também são ricamente ilustrados, ajudando a identificar e diferenciar plantas com características semelhantes que, por vezes, podem ser confundidas com aquelas que o leitor realmente deseja ter em casa.
Os potenciais medicinais das novas plantas da coleção
Os novos livros, intitulados Plantas medicinais: camomilas (de Bárbara Bueno Barbosa e Lindolpho Capellari Júnior), Plantas medicinais: patas-de-vaca (de Alisson Henrique Domingos e Lindolpho Capellari Júnior) e Plantas medicinais: açafrões (de Lindolpho Capellari Júnior e Maria Angélica de Oliveira Raffaelli) fazem parte da coleção Produtor Rural, que existe desde os anos 1990 e foca na divulgação científica para o público não-acadêmico.
A camomila é uma planta conhecida por seus efeitos calmantes, e é muito apreciada em infusões. A planta tem diversos potenciais terapêuticos pesquisados pela ciência, que incluem uma melhora no sono, o manejo de episódios pontuais de ansiedade e amenizar sintomas associados à tensão pré-menstrual (TPM).
Por sua vez, a pata-de-vaca é uma planta muito requisitada pelo seu potencial diurético. Compostos encontrados nela são pesquisados também para o tratamento de úlceras, por funções hepatoprotetoras e até mesmo para redução do colesterol. Neste caso, porém, o interesse é sobretudo farmacológico, e ainda são necessárias mais investigações sobre vantagens da infusão em si.
Já o “açafrão”, que no Brasil se refere à raiz também conhecida como cúrcuma, conta com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Existe, porém, muita confusão em torno de qual planta se está falando, já que o açafrão mais tradicional não é o mesmo cultivado em nosso país.
O novo livro da USP busca trazer informações mais precisas e relevantes ao nosso contexto. “Muitos trabalhos e pesquisas podem tomar direções erradas se esse nome for consultado nas mídias sem os devidos cuidados”, alertam os autores, no Jornal da USP.
Onde encontrar os livros
As três obras recém-lançadas, assim como outros títulos da coleção Produtor Rural, estão disponíveis no site da Esalq para download gratuito.
Obras ainda em tiragem também podem ser adquiridas na versão física, a um custo de R$ 20 pelo exemplar, com acréscimo de R$ 10 para cobrir o frete. Para comprar o livro impresso, interessados devem entrar em contato pelo e-mail publicacao.esalq@usp.br ou pelo telefone (19) 3447-6067.
Compartilhe essa matéria via:
Fonte.:Saúde Abril