7:18 AM
6 de setembro de 2025

Filme de Orson Welles pode ter trecho reconstruído por IA – 05/09/2025 – Ilustrada

Filme de Orson Welles pode ter trecho reconstruído por IA – 05/09/2025 – Ilustrada

PUBLICIDADE


Uma empresa de inteligência artificial anunciou que planeja reconstruir os trechos perdidos de “Soberba“, aclamado filme de Orson Welles. A informação é do The Hollywood Reporter.

Segundo o veículo americano, a plataforma Showrunner planeja usar ferramentas generativas para refazer os 43 minutos da produção que se perderam, após o estúdio de Hollywood RKO retirar e destruir o material da versão original do cineasta que mudou o cinema moderno com “Cidadão Kane“.

“Estamos começando com Orson Welles porque ele é o maior contador de histórias dos últimos 200 anos. Muitas pessoas estão, com razão, céticas quanto ao impacto da IA no cinema —mas esperamos que isso dê às pessoas uma noção da contribuição positiva que a IA pode fazer para a narrativa”, disse Edward Saatchi, CEO do estúdio Fable, responsável pela Showrunner e especializado na criação de conteúdos a partir de ferramentas de IA.

Fontes próximas à iniciativa dizem que a plataforma pode estar trabalhando junto do diretor Brian Rose, que vem trabalhando, desde 2019, numa tentativa de recriar as sequências descartadas via testes com animação. O especialista em efeitos visuais Tom Clive também pode estar participando do projeto.

A produção de “Soberba” —drama sobre o declínio de uma família que adapta o livro “The Magnificent Ambersons“, de Booth Tarkington— teve início em 1942, pouco depois do lançamento do aclamado “Cidadão Kane”, tido por muitos como um dos maiores filmes de todos os tempos.

Os trechos do filme foram removidos após terem fracassado em testes de audiência, e Welles teve que abrir mão dos direitos sobre a versão final do longa como parte de suas negociações com o RKO.

Mais tarde, durante uma viagem ao Brasil para filmar o projeto nunca finalizado “É Tudo Verdade“, o cineasta disse ter se sentido traído pelo estúdio, após descobrir que o trecho final de “Soberba” havia sido completamente modificado, com direito à gravação de um novo desfecho.

Os negativos que continham o material descartado foram, depois, jogados fora para economizar espaço. A Showrunner, entretanto, não possui quaisquer direitos sobre “Soberba”, e Saatchi diz que o objetivo não é veicular, de nenhuma forma, os possíveis resultados.



Fonte.:Folha de S.Paulo

Leia mais

Rolar para cima