2:38 PM
7 de setembro de 2025

Remada unilateral: para que serve e como realizar o exercício

Remada unilateral: para que serve e como realizar o exercício

PUBLICIDADE



Os exercícios de remada, em geral, são grandes aliados quando se trata de desenvolver a grande dorsal. Uma das variações, a remada unilateral, também chamada de serrote, é uma boa pedida quando se trata de fortalecer esse grupamento muscular, definir as costas e até ajudar nas dores da coluna.

Isso porque, além da dorsal, o movimento recruta também trapézio, romboides e músculos estabilizadores. Mesmo assim, vale ressaltar que o exercício pode ser um pouco difícil aos mais iniciantes, então é válido contar com o acompanhamento profissional e não exagerar nos pesos.

Como realizar a remada unilateral

Para iniciar a remada unilateral, é necessário, antes de tudo, um ponto de apoio: opte por um banco reto para se fixar.

Apoie o joelho do lado do corpo que não será trabalhado, assim como a mão que ficará em repouso no estofado. Enquanto esse joelho fica dobrado, com a coxa na mesma linha do quadril, o braço fica diretamente perpendicular ao ombro.

Já o braço que está sendo trabalhado também deve ficar reto sob o ombro, e a perna do lado exercitado, apoiada no chão.

Continua após a publicidade

Não arqueie a coluna e retraia a escápula trabalhada. Deste ponto, basta estender o seu braço, segurando os pesos, na direção do chão e retornar o movimento, dobrando o cotovelo.

Busque não mover o ombro ou as costas durante todo percurso e, no movimento de retorno, não levante além do que consegue sem rotacionar o torso.

Continua após a publicidade

Lembre-se: a remada unilateral não é chamada de serrote à toa. O movimento é similar ao que se fazia para utilizar antigas serras manuais, embora com uma mudança de ângulo. Para a correta realização, vale fazer o movimento em frente ao espelho.

Máquina ou halteres?

Treinar as costas é importante para o desempenho esportivo, saúde e mesmo redução de dores na lombar. Em geral, elas são muito beneficiadas por exercícios específicos para esse agrupamento. E, para os atletas experientes, exercícios com pesos livres, como esses, podem ser benéficos.

Isso porque as máquinas de remada, por exemplo, podem exigir um padrão fixo. Ao usar pesos livres, o movimento se torna mais versátil, ganhando diferentes padrões e exigindo uma maior demanda de equilíbrio, o que pode aumentar a ativação da musculatura estabilizadora.

Continua após a publicidade

Se você está iniciando, porém, pode ser mais interessante começar pela máquina, que reduz o risco de lesões ocasionadas pela realização incorreta do movimento.

Compartilhe essa matéria via:



Fonte.:Saúde Abril

Leia mais

Rolar para cima