Se você tem veias saltadas, é bem possível que já tenha se perguntado se essa característica é algo normal, ou se pode ser indicativo de alguma questão de saúde mais preocupante.
De modo geral, as veias visíveis através da pele não costumam ser relacionadas a problemas ou doenças. Mas a situação muda quando essa característica aparece subitamente ou vem acompanhada de algum outro sintoma, como dores e inchaços na região onde os vasos sanguíneos estão mais proeminentes.
Entenda mais sobre a situação.
+Leia também: O que é a flebite, inflamação dolorosa das veias
Fatores que fazem as veias “saltarem”
Na maioria das vezes, pessoas têm veias saltadas por questões genéticas, relacionadas ao peso corporal ou ao envelhecimento.
Os vasos sanguíneos podem se tornar mais visíveis em função da sua proximidade com a superfície da pele. Isso pode ocorrer em pessoas muito magras, sem uma camada de gordura suficiente para “esconder” as veias ou, ao contrário, quando se está acima do peso, o que pode aumentar a pressão sobre os vasos, sobretudo nos membros inferiores.
Com o envelhecimento, também é provável que as veias se tornem mais definidas, devido à perda de gordura em algumas partes específicas do corpo. Não se tratam de veias “novas”, mas de vasos que sempre estiveram ali e tornam-se mais visíveis. No ano passado, a cantora Anitta ganhou as manchetes por fazer um procedimento para eliminar uma veia na testa, que pode aparecer com o tempo.
As veias também podem ficar saltadas em função de questões pontuais, como um dia muito quente, a prática intensa de atividades físicas, a desidratação ou alterações hormonais, como as que ocorrem na menstruação ou gestação. Além disso, quanto mais clara a sua pele, maior a chance de ter veias visíveis, estejam elas saltadas ou não.
Quando pode ser um problema de saúde?
Em alguns casos, as veias saltadas podem ser indicativas de alguma condição de saúde subjacente que requer atenção médica. Tenha atenção a veias que se tornam visíveis de uma hora para a outra, ou que sejam acompanhadas por dor, inchaço, ou alterações como pele mais quente ou escura na área ao redor.
Um dos problemas mais comuns nas pernas, que pode levar a veias visíveis, são as varizes.
Mas algumas emergências médicas também podem causar esses sintomas, como uma trombose venosa profunda, que leva à formação de coágulos que interrompem o fluxo sanguíneo na área onde a veia se tornou proeminente.
Se você nunca teve veias saltadas antes e percebeu alguma alteração, procure imediatamente orientação profissional para confirmar ou descartar suspeitas, e determinar o tratamento adequado, caso ele seja necessário.
Compartilhe essa matéria via:
Fonte.:Saúde Abril