8:33 AM
10 de setembro de 2025

Estudantes expulsam Jeffrey Chiquini e Guilherme Kilter da UFPR

Estudantes expulsam Jeffrey Chiquini e Guilherme Kilter da UFPR

PUBLICIDADE



O advogado Jeffrey Chiquini, que representa Filipe Martins, e o vereador de Curitiba Guilherme Kilter (Novo-PR) foram expulsos na noite desta terça-feira (9) do prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR) por estudantes que se opunham à participação dos dois em uma palestra sobre a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em meio a empurrões e gritos de “recua, fascista”, Chiquini e Kilter foram escoltados até a sala dos professores por segurança. A Polícia Militar foi chamada para conter a confusão no prédio histórico da UFPR, localizado no centro da capital paranaense.

O vereador disse à Gazeta do Povo que sofreu agressões leves como tapas e empurrões. Kilter afirmou que os estudantes já tinham ocupado o prédio quando ele e Chiquini chegaram, impedindo a entrada no Salão Nobre, onde o evento seria realizado.

VEJA TAMBÉM:

“Fomos até o corredor, mas começaram a nos ameaçar com porretes. Nos trancaram na sala dos professores por segurança. A gente esperou baixar o clima, a Polícia Militar chegou com reforço da tropa de choque e começou a esvaziar o prédio”, relatou Kilter.

O vereador e o advogado tentaram encontrar uma saída para deixar o prédio e foram seguidos pelos manifestantes. “A gente conseguiu sair pelos fundos. A tropa de choque já estava na frente, fazendo um cerco. Teve bomba de efeito moral”, disse o parlamentar. Para Kilter, “claramente” parte dos manifestantes não eram alunos da instituição.

“Fui expulso da UFPR, porque vim palestrar em um evento. Fui convidado a palestrar sobre Estado Democrático de Direito pelo curso de Direito. Eu apanhei de tudo quanto é lado. Estou sendo expulso por cerca de 500 pessoas”, disse Chiquini em uma live no Instagram.

Chiquini rebateu os xingamentos dos manifestantes. “Brasil não é de vocês, comunistas. Vocês viraram marionete de um sistema corrupto. Seus bandidos”, disse o advogado. O evento foi cancelado após a confusão.

A Gazeta do Povo procurou Jeffrey Chiquini e a UFPR para comentar sobre o episódio, mas ainda não teve retorno. O espaço segue aberto para manifestações.



Fonte. Gazeta do Povo

Leia mais

Rolar para cima