9:42 AM
13 de setembro de 2025

Sábado (13) deve ser nublado e com máxima de 22°C em SP – 13/09/2025 – Cotidiano

Sábado (13) deve ser nublado e com máxima de 22°C em SP – 13/09/2025 – Cotidiano

PUBLICIDADE


A passagem de uma frente fria pelo oceano Atlântico, ao longo da costa paulista, mudou o tempo na região metropolitana de São Paulo desde esta sexta-feira (12), deixando o céu nublado com o sol aparecendo em alguns momentos e temperatura amena.

Neste sábado (13), a previsão indica um cenário climático bem parecido. Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo, a madrugada ainda deve ser fria, com os termômetros marcando 13°C. À tarde, quando o sol aparecer mais, a temperatura máxima não deve superar os 22°C.

Nesta sexta, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou a maior temperatura da cidade às 13h, com 22,3°C na estação do Mirante de Santana, na zona norte. A boa notícia é que a umidade do ar, que bateu recorde negativo na quinta (11), com 10%, subiu para a faixa de 50% à tarde. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), taxas abaixo de 60% já são prejudiciais à saúde humana.

Segundo ao Defesa Civil estadual, a circulação marítima e a passagem da frente fria no oceano favorecem o aumento da nebulosidade e a redução das temperaturas nas faixa sul, leste e no litoral do estado. Nessas regiões, as manhãs continuam geladas e as tardes terão temperaturas amenas, com possibilidade de chuviscos isolados, principalmente na madrugada e no início da manhã.

Na Baixada Santista, o tempo permanece instável, com pancadas de chuva, mínimas de 17°C e máximas de 23°C. O litoral norte e o Vale do Ribeira também podem registrar pancadas de chuva, com temperaturas variando de 16°C a 24°C.

Na Serra da Mantiqueira, o tempo permanece seco, com mínimas de 10°C e máximas de 21°C. O Vale do Paraíba terá mínimas de 11°C e máximas de 27°C. Em Campinas e Sorocaba, a previsão é de tempo firme, com variação de 13°C a 29°C.

Já no oeste e norte do estado, as temperaturas seguem ainda mais elevadas. Em Presidente Prudente e Marília, as máximas chegam a 33°C; em Bauru e Araraquara, a 31 °C; em Araçatuba e São José do Rio Preto, a 34°C; e nas regiões de Franca, Barretos e Ribeirão Preto, os termômetros podem atingir 35°C.

Devido a esse clima desértico durante vários dias seguidos, o risco das queimadas também se mantém elevado, segundo a Defesa Civil. Nos municípios mais a oeste, a tendência é que a umidade do ar fiquei abaixo dos 20% neste sábado.

Nesta sexta, por exemplo, o órgão estadual divulgou a existência de dez incêndios em diferentes regiões, que eram combatidos por três aviões e seis helicópteros, além das equipes terrestres.

Os focos de incêndio eram nos municípios de Mairiporã, Cruzeiro, Bofete, Piracicaba, Socorro, Cajuru, Votuporanga/Álvares Florence, Magda, Alto Alegre e Descalvado.

Os mapas elaborados pela Defesa Civil mostram os níveis de riscos de incêndios. Há quatro estágios destes avisos: amarelo (baixo); laranja (alto); vermelho (alerta); e roxo (emergência).



Fonte.:Folha de S.Paulo

Leia mais

Rolar para cima