6:02 PM
13 de setembro de 2025

Estudar em grupo ou sozinho? Veja prós e contras de cada método

Estudar em grupo ou sozinho? Veja prós e contras de cada método

PUBLICIDADE


A preparação para provas e vestibulares levanta uma dúvida recorrente entre estudantes: é melhor estudar em grupo ou sozinho? Segundo especialistas, não existe uma resposta única, mas compreender as vantagens e desvantagens de cada formato pode ajudar na escolha — e muitas vezes o ideal é combinar as duas estratégias.

Para Silvia Maria Brandão, especialista pedagógica da Geekie, tanto o estudo individual quanto o coletivo têm pontos fortes e desafios. “Ambas as formas possuem prós e contras, e dependem do perfil de aprendizado de cada estudante, bem como de seus objetivos. A combinação das duas pode levar a um processo, ao mesmo tempo, enriquecedor e mais leve para o estudante”, afirma.

No caso do estudo em grupo para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), por exemplo, as vantagens incluem a união em torno de um objetivo comum, o compartilhamento de experiências que enriquecem o aprendizado e a motivação gerada pelo apoio mútuo. Por outro lado, há riscos: distrações, falta de consistência entre diferentes métodos de estudo e até a criação de uma dependência excessiva entre os colegas.

Já o estudo individual permite maior concentração, autonomia para seguir o próprio ritmo e desenvolvimento da autossuficiência no aprendizado. Porém, o isolamento social, a ausência de trocas e feedbacks e a dificuldade para manter a motivação podem se tornar obstáculos.

Milena Kendrick Fiuza Villani, diretora pedagógica do Sistema Positivo, destaca que, no caso do Enem, a escolha também deve considerar rotina, disponibilidade e estilo pessoal. “A verdade é que não existe uma resposta única ou definitiva — tudo depende. O ideal é que cada aluno leve em conta suas necessidades, o tempo que tem disponível, sua rotina e, acima de tudo, seu próprio estilo de aprendizado”, explica.

Na prática, o mais importante é que o estudante conheça seu próprio estilo de aprendizagem. “Experimentar tanto o estudo em grupo quanto o individual é essencial para compreender qual método se alinha melhor aos objetivos de aprendizado”, reforça a educadora. “O ideal pode ser alternar entre os dois formatos: estudar sozinho para consolidar o conteúdo e participar de grupos quando quiser revisar, debater ou tirar dúvidas”, afirma.

No fim das contas, o segredo do sucesso, segundo as especialistas, não está apenas no formato escolhido, mas na regularidade, disciplina e equilíbrio durante a preparação.



Fonte: CNN Brasil

Leia mais

Rolar para cima