2:11 AM
16 de setembro de 2025

Soberania virou importante para vender IA, diz líder global do Google

Soberania virou importante para vender IA, diz líder global do Google

PUBLICIDADE


Oliver Parker: Uma coisa que vemos globalmente com governos são os serviços de cidadania. Solicitar uma carteira de motorista, pagar uma multa de estacionamento. Todas essas coisas exigem acessar múltiplos sistemas. Então, para serviços governamentais, você poderia fornecer um único agente de IA para ajudar na aplicação completa de uma carteira de motorista. Como exige vários formulários para preencher, se você tem um agente que faça isso em seu nome, proporciona um nível maior de satisfação para os cidadãos. Estamos começando a ver isso.

Radar Big Tech – O Brasil tem um dos sistemas de governo eletrônico mais avançados do mundo. Como vocês pretendem convencer as pessoas por trás dessa engrenagem de que bom mesmo são os agentes de IA, as ferramentas do Google?

Marcel Silva: Eu concordo que o governo brasileiro está entre os mais avançados, o que é um grande progresso nos últimos cinco ou seis anos, mas isso está tornando as coisas mais fáceis, não mais difíceis. Nós não precisamos convencê-los. Eles estão se movendo tão rápido porque realmente entendem a importância da tecnologia.

Às vezes, a conversa é mais difícil com uma empresa mais tradicional, que não percebeu o valor da IA. Mas, como o governo no Brasil está avançando super-rápido, eles estão vendo capacidades como busca no site ou agentes de IA como algo que pode até alavancar as capacidades já implementadas.

Radar Big Tech – Agentes de IA executam tarefas repetitivas, ou seja, que podem ser automatizadas. Parte da burocracia governamental lida com tarefas repetitivas. Há no Brasil uma discussão sobre haver muitos funcionários públicos e isso custar muito dinheiro. Poder substituir trabalhadores que fazem trabalho que pode ser automatizado por agentes de IA é um argumento de venda que vocês estão usando para convencer gestores públicos a comprar?

Oliver Parker: É engraçado, porque muitas pessoas assumiram que, quando você traz a IA para esses ambientes, então necessariamente pode [substituir humanos trabalhando]. Mas não estamos vendo isso, o que é realmente interessante. O que estamos vendo é as pessoas dessa força de trabalho, na verdade, se concentrando em tarefas de valor mais alto. Lidar manualmente com a papelada provavelmente não é aquilo que aquelas pessoas fazem de melhor. O valor delas não estará em fazer tarefas repetitivas e básicas, algo que a IA pode fazer por elas. Sempre acreditamos que, se você der às pessoas ferramentas melhores, ela será mais produtiva nas atividades do dia a dia. Estamos vendo a mesma coisa começar a acontecer no lado do governo também.





Fonte.:UOL Tecnologia.:

Leia mais

Rolar para cima