8:17 PM
9 de novembro de 2025

Presidente do PL confirma Medeiros e Mauro Mendes no Senado em MT; impasse de Janaina Riva expõe racha no partido

Presidente do PL confirma Medeiros e Mauro Mendes no Senado em MT; impasse de Janaina Riva expõe racha no partido

PUBLICIDADE


O presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, confirmou nesta semana que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) já bateu o martelo sobre os nomes que pretende apoiar ao Senado por Mato Grosso nas eleições de 2026. Segundo Valdemar, os escolhidos são o deputado federal José Medeiros (PL) e o governador Mauro Mendes (União Brasil).

A decisão, no entanto, abriu uma fissura dentro da legenda. O próprio dirigente admitiu que há um “problemão” a ser resolvido, já que o senador e pré-candidato ao governo do Estado, Wellington Fagundes (PL), pressiona para que sua nora, a deputada estadual Janaína Riva (MDB), componha a chapa numa aliança entre PL e MDB.

Entre no nosso grupo do WhatsApp e siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.

“Em Mato Grosso, Wellington Fagundes deve ser candidato, mas nós temos um problemão para resolver com os senadores, que nós vamos resolver, que o Bolsonaro já escolheu os dois (senadores). Ele quer apoiar o Mauro governador e o

Em seguida, ele destacou diretamente a força da parlamentar em meio às negociações. “Nós temos um problema com o pessoal do MDB lá, que é a nora do Wellington Fagundes, nosso senador. Ela (a Janaina) está muito bem nas pesquisas para senadora”, acrescentou.

A fala de Valdemar confirma informações já antecipadas pelo prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL). Na semana passada, Abilio revelou que, durante agenda em Brasília, recebeu de uma fonte próxima a Bolsonaro a confirmação de que Medeiros e Mendes seriam os nomes escolhidos pelo ex-presidente para disputar as duas vagas ao Senado.

Com isso, o cenário político em Mato Grosso entra numa nova fase de tensão. De um lado, a cúpula do PL nacional e o próprio Bolsonaro já sinalizaram apoio explícito a Medeiros e Mendes. Do outro, Fagundes insiste em emplacar Janaína Riva, que aparece bem posicionada nas pesquisas de intenção de voto e é considerada peça estratégica para o MDB.

A definição sobre a montagem da chapa e os rumos da aliança ainda deve ser discutida nas próximas semanas, mas o “problemão” admitido por Valdemar escancara o embate interno que pode marcar as eleições de 2026 no estado.





Fonte.: MT MAIS

Leia mais

Rolar para cima