Uma das cidades mais cervejeiras do mundo, Munique foi palco da nova edição do European Beer Star, premiação que acontece desde 2004. No melhor estilo olímpico, foram distribuídas dezenas de medalhas de ouro, prata e bronze, reveladas nesta quarta-feira (17).
E se levarmos em consideração o ranking da forma que é feito nas Olimpíadas, o Brasil ficou num muito honroso sexto lugar, com 5 ouros e 2 pratas —outros países tiveram mais pódios, mas não com tantos primeiros lugares.
Nosso principal atleta foi a gaúcha Brewine Leopoldina, cervejaria artesanal do Grupo Famiglia Valduga, que faturou sozinha 3 ouros e 1 prata, mais da metade das medalhas brazucas.
Foram premiadas com o ouro a Italian Grape Ale Riesling (estilo italian grape ale), a IPA e a session IPA. Uhu.
Já a Bamberg levou o primeiro lugar na categoria ultra strong beer, com a weizenbock de nome sugestivo Craft Beer Is Dead, feita para celebrar os 20 anos da marca.
Mas o quinto ouro desperta mais curiosidade: em plena Baviera, a Brotas Beer, do interior de São Paulo, ficou em primeiro lugar entre as bohemian dark lager, estilo alemão na veia. O título foi conquistado com o rótulo Brotas Beer Shwarzbier.
“Um cervejaria brasileira receber medalha em um concurso internacional não é fácil. Receber ouro em um estilo alemão complexo e delicado em plena capital da Baviera, é o reconhecimento do nosso trabalho de aperfeiçoamento ano após ano”, celebra Márcio Sacafin, mestre-cervejeiro e fundador da Brotas Beer.
Em concursos, às vezes é comum que cervejarias façam um lote especialmente para os eventos, mas Sacafin afirma que não foi o caso.
“Quando envio uma cerveja para o concurso, pego no estoque, do mesmo lote que vai para o copo do cliente. É claro que eu quero ganhar a medalha, mas quero ainda mais saber como está meu produto final”, conta.
A campeã desta Olimpíada cervejeira, evidentemente, foi a Alemanha, com 71 medalhas no total, 22 delas de ouro. Também ficaram à frente do Brasil Itália (9 ouros), Áustria (7), Estados Unidos (7) e Polônia (5).
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
Fonte.:Folha de São Paulo