O projeto Força Mulher, realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Barra do Garças, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), tem promovido uma transformação na vida de mulheres do município. Uma das ações de maior impacto foi o curso de tranças, realizado recentemente, com foco na capacitação profissional e no empoderamento feminino.

A iniciativa reuniu mulheres de diferentes idades e histórias, oferecendo oportunidade de aprender uma nova habilidade e vislumbrar novos caminhos profissionais. Segundo a instrutora, Wanderliça Aurora, a experiência foi profundamente transformadora: “O curso de tranças foi uma experiência incrível, além de aprender uma nova habilidade, elas também ganharam confiança e empoderamento. O curso foi projetado para ser prático e acessível, permitindo que desenvolvessem suas habilidades e criassem oportunidades de negócios”.
A gerente regional do Sebrae/MT, Jaqueline Macedo, disse que a ação reforça o compromisso do Sebrae Mato Grosso e da gestão municipal em criar alternativas reais de geração de renda e inclusão, ampliando horizontes e fortalecendo o protagonismo feminino na região. “A proposta foi justamente mostrar que pequenas ações podem gerar grandes mudanças. As participantes compreenderam que, com dedicação, podem conquistar independência financeira, gerar renda e até empreender com seus próprios negócios”.
Ao longo do curso, os resultados ficaram visíveis não apenas nas técnicas aprendidas, mas também na autoestima das participantes, como destaca a consultora do Sebrae/MT, Rosana Rocha. “Elas chegaram inseguras, com medo de não conseguir. No último dia, saíram com brilho nos olhos, confiantes de que poderiam, sim, transformar suas vidas com aquilo que aprenderam”.

Para a secretária de Assistência Social, Renata Bilego, a iniciativa representa um passo fundamental. “Fiquei muito honrada quando fui procurada pelo Sebrae para firmarmos essa parceria. O curso de trancista foi escolhido justamente por oportunizar, de forma imediata, a entrada dessas mulheres no mercado de trabalho, com um instrumento simples e acessível: as próprias mãos”.
O curso integra um conjunto de ações do Força Mulher, que também inclui módulos de empreendedorismo, criação de identidade visual, precificação e, futuramente, uma formatura simbólica — uma experiência inédita para muitas delas.

A gerente Jaqueline Macedo ressalta o impacto que a independência financeira pode proporcionar às mulheres por meio do empreendedorismo. “Ver o brilho dos olhos ao conseguirem executar as atividades é gratificante. Estamos orgulhosos de ter podido oferecer essa oportunidade e esperamos que elas continuem a crescer e prosperar”, finaliza.
Fonte Agencia Sebrae