4:32 AM
20 de setembro de 2025

Colesterol: como assim mudou tudo de novo?

Colesterol: como assim mudou tudo de novo?

PUBLICIDADE



Quem nos acompanha há anos (ou décadas) poderá dizer que sentiu um déjà vu ao deparar com a capa desta edição. Como assim? Mudaram novamente as regras e os limites de controle do colesterol?, indagarão. Mas eu vi a mesma manchete na capa há alguns anos, argumentarão. Que falta de ideia dos editores, criticarão.

Reações legítimas… Porém, é nosso dever informar: as recomendações para domar o colesterol e o risco cardiovascular passaram por mais uma revisão, senhoras e senhores. E VEJA SAÚDE obteve, em primeiríssima mão, as novas diretrizes elaboradas pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

E, não, não é força de expressão: muda muita coisa na forma de olhar, rastrear e dosar o perigo pelas artérias.

O assunto demanda toda a atenção e divulgação. Estima-se que quatro em cada dez brasileiros tenham colesterol alto — um problema silencioso que pode passar anos sem ser diagnosticado até que uma bomba exploda no peito ou na cabeça.

Uma bomba que, não raro, é fatal. Infarto, acidente vascular cerebral (AVC) e outros desastres — financiados por colesterol nas alturas e outros fatores insidiosos — representam hoje um terço das mortes pelo planeta. Nada mata mais do que esses atentados aos vasos sanguíneos e a órgãos nobres.

Continua após a publicidade

A atualização da diretriz nacional, depois de oito anos, leva em conta o avanço das pesquisas no conhecimento e no manejo da chamada dislipidemia — o desequilíbrio no nível de moléculas gordurosas no sangue.

Pois é assim que a medicina evolui. Revendo rotas e recomendações, descobrindo ameaças até então ocultas, reforçando propostas, desvendando formas de detectar e tratar.

É por isso que, de vez em quando, algumas chamadas de capa ou títulos de reportagem podem até evocar algo registrado em sua memória. Mas posso assegurar que o conteúdo será totalmente novo, ancorado nas descobertas e nas orientações da ciência.

Continua após a publicidade

Como você verá na reportagem de capa Colesterol: Tudo Mudou, apurada, pensada e escrita pelos nossos polivalentes colaboradores Sílvia Lisboa, Maurício Brum e grande elenco da Fronteira Agência de Jornalismo.

A reportagem é também um trunfo para nós e a sociedade, pois está sendo publicada no mesmo dia em que a nova diretriz é apresentada aos médicos no Congresso Brasileiro de Cardiologia. Então não posso deixar de agradecer à SBC por abraçar nossa ideia e compartilhar o compromisso de levar a melhor e mais atualizada informação aos leitores e cidadãos. O mundo muda. E os cuidados com a saúde também.

Compartilhe essa matéria via:

 



Fonte.:Saúde Abril

Leia mais

Rolar para cima