O goleiro Luca Zidane, filho do ídolo francês Zinédine Zidane, mudou de nacionalidade esportiva para competir pela seleção da Argélia, anunciou a federação de futebol do país africano (FAF).
“A Fifa concedeu oficialmente ao goleiro Luca Zinedine Zidane a autorização de representar a seleção nacional argelina”, informou a FAF em comunicado.
Luca Zidane, de 27 anos, é jogador do Granada, da segunda divisão espanhola, desde julho de 2024.
Segundo filho de Zinédine Zidane, ele defendeu as seleções de base da França e agora representará o país de origem de seus avós paternos.
Revelado pelo Real Madrid, Luca estreou como profissional pelo time merengue em 2018, quando seu pai era o treinador, antes de ser emprestado por uma temporada ao Racing Santander e jogar dois anos no Rayo Vallecano, com o qual conseguiu acesso à elite do Campeonato Espanhol em 2021.
Meses após o fim de seu contrato com o Rayo, assinou em setembro de 2022 com o Eibar (segunda divisão), onde permaneceu até se transferir ao Granada.
A família de Zidane é originária de um povoado da província de Bouira, que fica mais de 200 km a leste da capital argelina, Argel.
Zinédine visitou pelo menos duas vezes a Argélia desde que se aposentou, em 2006. Uma delas ocorreu em dezembro desse mesmo ano, a convite do então presidente Abdelaziz Bouteflika, quando foi recebido como um herói.
Fonte.:Folha de S.Paulo