7:30 PM
20 de setembro de 2025

Água com gengibre tem benefícios, mas não faz milagres. Veja os efeitos

Água com gengibre tem benefícios, mas não faz milagres. Veja os efeitos

PUBLICIDADE



Você já deve ter visto personalidades nas redes sociais indicando o consumo de água com gengibre para obter diversos benefícios. Muitas vezes, a dica é ingerir em jejum, com água gelada ou morna. Mas será que misturar essa raiz com água realmente pode trazer algo de bom?

As pesquisas sobre o seu consumo não são conclusivas, apesar de estudos limitados apontarem alguns efeitos positivos.

De modo geral, a verdade é que a água com gengibre serve mais como um acréscimo de sabor do que algo capaz de produzir benefícios dignos de nota, ainda que o gengibre em si ofereça vantagens à saúde.

Confira a seguir os efeitos do consumo de água com gengibre.

+Leia também: Gengibre: conheça os benefícios e como usar a planta

Água e gengibre: alguns benefícios

O gengibre é uma raiz de origem asiática utilizada como especiaria há séculos. O vegetal é reconhecido por conter substâncias bioativas, como o gingerol, e por suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Dentre os seus minerais se destacam o magnésio e o potássio, bem como vitaminas do complexo B e a vitamina C.

Continua após a publicidade

No entanto, a melhor forma de aproveitar essas propriedades é utilizando o gengibre em chás ou de forma triturada em sucos. Quando mergulhada em água sem outros preparos, a raiz pode adicionar sabor, contribuir de forma limitada para estimular o organismo e incentivar a beber mais água, favorecendo a hidratação.

O efeito mais conhecido do consumo deste vegetal se dá no sistema gastrointestinal, pois o consumo do gengibre pode estimular as contrações do estômago e produzir enzimas digestivas, auxiliando na quebra de alimentos e na absorção de nutrientes. Isso, porém, exige cuidados: quando consumido em excesso, o gengibre pode ocasionar dores abdominais, azia e diarreia.

Estudos com ratos apontaram uma maior facilidade em diminuir o peso corporal, reduzir colesterol total e regular a glicose em um grupo que consumiu água com gengibre. Mas são necessárias mais pesquisas para saber se esses efeitos ocorrem em seres humanos, e que quantidade de água com gengibre seria capaz de produzi-los.

Continua após a publicidade

A quantidade segura para o consumo diário de gengibre para adultos equivale a aproximadamente 500 mg a 2 g de pó de gengibre, ou uma colher de chá da raiz para cada 500 ml de água. Em excesso, a ação estimulante do gengibre também pode ocasionar irritações intestinais. Por isso, consuma com responsabilidade.

Possíveis efeitos adversos da água com gengibre

Além dos problemas gastrointestinais já citados, qualquer forma de consumo do gengibre requer certos cuidados. Quem já possui problemas digestivos crônicos deve evitar, assim como pessoas que já possuem metabolismo acelerado ou têm hipertireoidismo.

A adoção da água com gengibre na rotina também não é recomendada para pessoas que possuem doenças relacionadas à alteração da pressão sanguínea, bem como de quem consome medicamentos para essas condições. É importante observar que, tal como outras ervas, o gengibre pode interagir com certos medicamentos. Por isso, informe seu médico caso passe a consumir essa bebida.

Continua após a publicidade

Um último grupo de atenção são as gestantes. Embora o gengibre seja considerado geralmente seguro como uma forma de aliviar náuseas e vômitos durante a gravidez, o ideal é sempre conversar com seu médico para entender se há uma contraindicação específica na sua situação.

Compartilhe essa matéria via:



Fonte.:Saúde Abril

Leia mais

Rolar para cima