Localizado a 9 km do centro de Canela, a cidade vizinha a Gramado, o Parque do Caracol é uma das opções mais tradicionais de passeio para curtir a natureza quando se visita esse badalado destino da Serra Gaúcha. Com mirantes e trilhas, o local é um refúgio da Mata Atlântica remanescente no Rio Grande do Sul, com uma famosa queda d’água e imponentes araucárias.
O Caracol também é uma opção dentro de um itinerário focado na natureza do sul brasileiro, integrado ao Caminho das Araucárias, percurso que liga o parque em Canela ao Parque Nacional de São Joaquim, em Santa Catarina. É um prato cheio para quem busca ecoturismo nessa parte do país ou uma trilha de longo percurso, passando por nove unidades de conservação e 600 km de Mata Atlântica.
Conhecendo o parque
A Cascata do Caracol provavelmente é o atrativo que mais atrai os visitantes, e normalmente também é a primeira parada. A queda d’água tem 131 metros e é cercada por vegetação. O arroio que passa abaixo, porém, não está aberto para banho: trata-se de um local de contemplação.
Hoje, o mais concorrido observatório do parque é a Torre Araucária, um mirante artificial que busca simular como seria a vista do topo de uma araucária centenária, chegando à altura equivalente a dessas árvores depois de um século de vida.
O parque também possui outros três mirantes. O primeiro, Mirante da Barragem, diz respeito ao local que dá vista à uma barragem construída ainda em 1938 para gerar energia aos moradores, mas posteriormente foi desativada com a chegada de linhas de transmissão.

Também há o Mirante das Corredeiras, que serve para apreciar as primeiras quedas d’água que formam o Rio Caracol. Por último, o deck da cascata do Moinho, dá a opção de ver de longe a queda d’água por meio de uma plataforma suspensa.
Há também exposições no local, como a Casa das Raízes, que conta o percurso de construção do parque em uma exposição interativa.
Ainda, o bosque dos xaxins também permite ver de perto a planta, ameaçada de extinção. O apelidado Jardim do Mel, por sua vez, abriga uma coleção de colmeias de abelhas nativas sem ferrão. Já o Recanto das Borboletas conta sobre a espécie mais avistada no parque, a Danaus erippus.
Mais informações podem ser encontradas no site oficial.
Dicas para a viagem
O local é bem fácil de chegar: fica logo ao lado de Canela, a cerca de 9 km ou 15 minutos de carro. Para quem parte da capital gaúcha, são 120 km.
Se a ideia for ir preparado para piqueniques e trazer comidas de casa, fique atento: o parque não permite a entrada de garrafas, copos ou recipientes de vidro. Por outro lado, uma opção é também alugar churrasqueiras.
Ingressos podem ser adquiridos antecipadamente pelo site, ao custo de R$ 59,90 por adulto e R$ 29,90 crianças e idosos.
Fonte.:Viagen