11:53 AM
21 de setembro de 2025

Por que a ONU fica em Nova York — e quais poderes os EUA têm sobre isso

Por que a ONU fica em Nova York — e quais poderes os EUA têm sobre isso

PUBLICIDADE


A sede das Nações Unidas (ONU) em Manhattan, na cidade de Nova York. Na foto vemos o prédio, atrás das grades de um portão com o símbolo da ONU em uma placa de aço, com bandeiras de diversos países acima

Crédito, Getty Images

    • Author, Edison Veiga
    • Role, De Bled (Eslovênia) para a BBC News Brasil

A imponente sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York, palco anual da Assembleia Geral que reúne líderes de todo o planeta, é um símbolo do diálogo entre os povos e goza de status privilegiado dentro do território norte-americano.

No acordo assinado em 26 de junho de 1947 entre a cúpula da organização e o governo norte-americano, foram definidas regras explicitadas em 28 cláusulas. Uma delas deixa claro que o “distrito-sede” está sob controle e autoridade da ONU.

Há também regras que que o distrito é “inviolável”, inclusive por autoridades judiciais, militares ou policiais dos Estados Unidos.

E que autoridades norte-americanas “não podem colocar nenhum impedimento ao trânsito para ou a partir do distrito” a representantes de países-membros ou oficiais da ONU, nem às famílias deles.





Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima