Também chamada de fritadeira a ar, a air fryer é considerada uma opção mais saudável que a fritura de imersão porque, no preparo da comida, demanda pouco ou nenhum óleo.
A cocção acontece pela circulação rápida de ar quente numa área restrita. Uma resistência, normalmente localizada na parte superior, gera temperaturas de até 200 graus. E um ventilador, posicionado na parte de trás da máquina, espalha o calor pelo cesto.
Saiba mais detalhes sobre esse equipamento que se tornou uma sensação na cozinha dos brasileiros.
+ Leia também: Dieta plant-based: o que é, quais vantagens e como fazer
Cozimento versátil
Os itens colocados na cesta ou bandeja perfurada recebem o ar quente, que circula ao seu redor.
O calor do sistema possibilita uma rápida evaporação da umidade e dos açúcares na superfície, num processo conhecido como reação de Maillard, fazendo com que fiquem macios por dentro e crocantes por fora.
O eletrodoméstico permite ainda tostar e reaquecer a comida, inclusive aquelas congeladas, como hambúrgueres.

Caldeirão de vantagens
Como requer quase nada de óleo, essa forma de cozimento reduz a presença de gordura saturada, associada a doenças cardiovasculares. A air fryer tem ainda o benefício de não queimar gás para funcionar, gerando menos impacto ambiental.
E há estudos mostrando que essa técnica reduz a liberação de micropartículas e compostos potencialmente negativos no ar quando comparada com a fritura em óleo e o cozimento em água.
+ Leia também: Além da xícara bonita: o que esse chá colorido pode fazer por você
O que pode e não pode
Fazer batata frita, principalmente aquelas que já vêm cortadas e congeladas, é um clássico. Legumes e frangos, peixes e carnes também vão bem na air fryer. Da mesma forma, pães de queijo, tortinhas e minipizzas.
Já preparos com líquidos ou folhas não devem ser levados ao equipamento. Opte pelo fogão ou forno tradicional também se a receita leva frutas ou ovos crus. Esses itens podem até estragar a máquina com o uso.

Como limpar direito
O ideal é higienizar sempre que usar, para não acumular gordura e outros resquícios. Após desligar da tomada, use uma esponja macia e detergente neutro e um pouco de água quente para limpar as partes removíveis.
Depois é só enxugar com papel-toalha ou pano. Na parte interna, nunca jogue água, para não estragar os componentes do aparelho. Tudo se resolve com um pano úmido.
+ Leia também: Educação do paladar é coisa séria e deveria ser ensinada nas escolas
Fontes: João Brasil, engenheiro, coordenador do curso de engenharia mecânica do Instituto Mauá de Tecnologia (SP); Gabriela Mieko, nutricionista especialista em nutrição esportiva / Foto: venusphoto – Getty Images
Compartilhe essa matéria via:
Fonte.:Saúde Abril