O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mudou o tom novamente e disse acreditar que a Ucrânia pode recuperar, com o apoio da Otan e da Europa, o território tomado pela Rússia desde a invasão.
O republicano fez um post na rede Social Truth nesta terça-feira (23), logo após um encontro com o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, nos bastidores da Assembleia-Geral da ONU, em Nova York.
“Depois de conhecer e entender completamente a situação militar e econômica da Ucrânia e da Rússia e, após ver os problemas econômicos que isso está causando à Rússia, acredito que a Ucrânia, com o apoio da União Europeia, esteja em posição de lutar e VENCER, recuperando toda a Ucrânia em sua forma original”, escreveu Trump.
“Com tempo, paciência e o apoio financeiro da Europa e, em particular, da OTAN, restabelecer as fronteiras originais de onde essa guerra começou é uma opção muito real”, disse ainda.
Na reunião com Trump, Zelenski pediu que seja aumentada a pressão sobre a Rússia.
“Precisamos de mais pressão, mais sanções agora, com os Estados Unidos, antes de tudo, e a Europa”, afirmou o ucraniano, acrescentando que queria falar sobre o pedido de Trump para que países europeus deixem de comprar combustível russo.
Mais cedo, em seu discurso na ONU, o presidente dos EUA ameaçou a Rússia com sanções econômicas, mas disse que queria que os aliados dos EUA adotassem os mesmos passos. O americano criticou algumas nações europeias por continuarem comprando gás e petróleo russo apesar da guerra.
Em reação à fala do americano, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse nesta terça que quer que a Europa pare de comprar petróleo da Rússia até o fim do ano.
“Trump está absolutamente certo. Estamos trabalhando nisso”, afirmou.
Fonte.:Folha de S.Paulo