O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, dá entrevista à imprensa nesta quinta-feira (25) sobre o relatório de política monetária referente ao terceiro trimestre de 2025. O compromisso está marcado para as 11h.
O documento, até 2024 chamado de relatório de inflação, é publicado todo trimestre e apresenta as diretrizes das políticas adotadas pelo Copom (Comitê de Política Monetária) e sua avaliação sobre a evolução recente das perspectivas da economia, especialmente as projeções de inflação.
Ao lado do comunicado e da ata do Copom, o relatório é considerado pelo BC um dos principais documentos da política monetária. Ele deve ser publicado às 8h.
Nesta semana, o Copom disse ter dado início a uma nova fase de sua estratégia, após uma “firme” elevação dos juros, com a taxa básica (Selic) estacionada em 15% ao ano. À frente, prometeu examinar os impactos acumulados da política de juros para avaliar se o plano de conservar o patamar atual por tempo “bastante prolongado” será suficiente para levar a inflação à meta.
Às 15h, Galípolo participa de reunião do CMN (Conselho Monetário Nacional), que pode regulamentar linhas de crédito subsidiado para financiar investimentos em infraestrutura nas áreas de saúde e educação, com recursos do Fiis (Fundo de Investimento em Infraestrutura Social). Nos cálculos do governo, a concessão de R$ 5 bilhões em novas operações deve gerar um subsídio de R$ 579 milhões, a ser bancado pelo Tesouro Nacional.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
Fonte.:Folha de S.Paulo


