9:39 AM
21 de outubro de 2025

Anjos: por quer Miguel, Rafael e Gabriel são reverenciados em três diferentes religiões

Anjos: por quer Miguel, Rafael e Gabriel são reverenciados em três diferentes religiões

PUBLICIDADE


Afresco atribuído a Giotto mostra São Francisco tendo a visão de um anjo

Crédito, Domínio público

Legenda da foto, Afresco atribuído a Giotto mostra São Francisco tendo a visão de um anjo

    • Author, Edison Veiga
    • Role, De Bled (Eslovênia) para a BBC News Brasil

Na Bíblia, os anjos aparecem sempre que há a necessidade de narrar alguma comunicação divina ao ser humano. Na tradição popular, cada um tem o seu, como um protetor, um segurança pessoal. Nas artes, pintores e escritores muitas vezes os retrataram e os incluíram em suas obras.

Literalmente, a palavra “anjo” significa “mensageiro”. “Vem do latim ‘angelus’ que, por usa vez, deriva do grego ‘ángelos’, e esta é a forma helênica usada para traduzir [do Antigo Testamento] o termo hebraico ‘malakh’, que significa mensageiro”, explica à BBC News Brasil o teólogo Kenner Terra, pastor da Igreja Batista de Água Branca, doutor em ciências da religião e autor do livro Coragem para Ser.

Terra completa que a figura se refere à “alguém que transmite algum comunicado”. “Nas tradições judaica e cristã antigas, anjos são mensageiros e agentes celestial a serviço de Deus”, afirma.

Nos textos que compõem a Bíblia, esses seres aparecem cumprindo diversas funções: participam de guerras, integram exércitos celestiais, protegem pessoas e povos, levam mensagens divinas, cumprem os desígnios de Deus, organizam o cosmos e articulam as estações do ano.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima