7:39 AM
6 de outubro de 2025

Intoxicação por metanol danifica sistema nervoso, pulmões, coração e pode provocar falência de órgãos

Intoxicação por metanol danifica sistema nervoso, pulmões, coração e pode provocar falência de órgãos

PUBLICIDADE


Copos de caipirinhas em preparação

Crédito, Getty Images

Casos recentes de intoxicação grave por metanol — um composto químico de uso industrial, presente em solventes, combustíveis e outros produtos, mas impróprio para consumo humano devido à sua elevada toxicidade — têm provocado preocupação e amplo debate no Brasil ao longo da última semana.

De acordo com informações da Agência Brasil, o país já soma 59 ocorrências de intoxicação por metanol, entre casos confirmados e em apuração, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde. A maior parte foi registrada em São Paulo, com 41 notificações. Entre os oito óbitos investigados, um já foi confirmado no estado, cinco seguem sob análise também em São Paulo e outros dois em Pernambuco.

O cenário levanta uma questão central: por que o metanol é tão mais perigoso que o etanol, o álcool presente nas bebidas comuns?

Ambos são classificados quimicamente como álcoois e, do ponto de vista visual, são muito semelhantes: são transparentes, tem a mesma liquosidade e incluse o mesmo odor – e não é possivel distingui-los por percepcao.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima