Se você já desejou alguma vez ter os ombros largos e o peito estufado dos atletas de natação, a remada cavalinho é o exercício que pode te ajudar nisso. Também chamado de “T-bar row”, o exercício é muito buscado por quem deseja crescer e fortalecer os músculos das costas.
A prática trabalha dorsais, romboides, trapézios e deltoides superiores, um conjunto de músculos que usamos para executar os movimentos de puxada e alavanca, por exemplo.
Um dos músculos mais beneficiados pela prática é o latíssimo do dorso, mais conhecido como grande dorsal. Situado na região do peito que envolve as costelas e as costas, este é um dos maiores músculos do corpo humano e contribui para o movimento dos braços e do tórax.
Confira a seguir as melhores dicas para fazer a remada cavalinho.
+Leia também: Remada baixa: um dos exercícios mais completos para as costas
Como fazer a remada cavalinho?
Para fazer o exercício, você deve preparar o seu equipamento corretamente. Existe um aparelho específico para isso nas academias com o mesmo nome do exercício, bastando apenas calibrar o peso utilizado.
Também é possível praticá-lo utilizando uma barra longa com anilhas ou no crossover. Atente-se para o equilíbrio necessário durante a prática: a ponta deve estar encaixada em uma âncora ou deve estar carregada de peso para se manter fixa. Pense em uma gangorra: não adiantará ficar com mais peso na extremidade que você levanta, se a parte inversa estiver muito leve.
Para a remada, fique em pé com um pé de cada lado da barra. Eles devem estar afastados de acordo com a largura dos ombros. Durante o exercício, a postura a ser mantida consiste em inclinar o tronco levemente para frente. O desafio é manter a postura ereta e contrair o abdômen durante a execução.
A seguir, prepare-se para segurar a barra com uma pegada neutra, deixando as palmas das mãos viradas para dentro.
Flexione os quadris levando seu tronco até o chão e segure a barra.
Em seguida, puxe a extremidade do equipamento em direção ao seu abdômen, de forma que os cotovelos fiquem próximos do seu corpo. Lembre-se do movimento dos remadores para essa parte.
Quando elevar a barra ao máximo, contraia as costas por um instante e, em seguida, estique os braços para a posição inicial lentamente.
Dicas para melhorar a sua remada cavalinho
O seu treino pode ser adaptado para iniciantes ou para uma dificuldade elevada mudando apenas a pegada. Segurar a barra em um local mais próximo da carga facilita a execução, pois com menos distância entre as mãos e a base, os seus braços vão funcionar como uma alavanca.
Por outro lado, se a carga estiver mais distante, a sensação é de que ela parece mais “pesada”, aumentando o esforço para a execução.
O controle da respiração e da contração do abdômen também é importante para manter a postura ereta durante o treino, atente-se para não forçar a coluna para frente.
Outra dica importante é não fazer um impulso com os braços durante a puxada. Você deve controlar a subida do peso durante todo o treino. Do contrário, a musculatura das costas não será trabalhada.
Compartilhe essa matéria via:
Fonte.:Saúde Abril