1:07 AM
7 de outubro de 2025

Turismo: os perigos de deixar IA organizar sua próxima viagem

Turismo: os perigos de deixar IA organizar sua próxima viagem

PUBLICIDADE


Pessoa segurando o celular com os dizeres "Olá, IA" na tela com uma mão e uma caneta na outra, apontando para um mapa em um tablet

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Os turistas que usam a inteligência artificial para criar itinerários de viagem precisam ficar vigilantes e verificar todas as informações antes da partida

    • Author, Lynn Brown
    • Role, BBC Travel

O fundador e diretor da empresa Evolution Treks Peru, Miguel Ángel Gongora Meza, se preparava para uma caminhada através dos Andes em uma cidade no interior do Peru, quando ouviu uma conversa curiosa.

Dois turistas não acompanhados conversavam amigavelmente sobre seus planos de caminhar sozinhos nas montanhas, até o “Cânion Sagrado de Humantay”.

“Eles me mostraram a cópia de tela, redigida de forma convincente e repleta de adjetivos fulgurantes”, conta ele. “Mas não é verdade. O Cânion Sagrado de Humantay não existe!”

“O nome é uma combinação de dois lugares que não têm relação com a descrição. Os turistas pagaram cerca de US$ 160 [cerca de R$ 850] para chegar a uma estrada rural nos arredores de Mollepata [no Departamento peruano de Cusco] sem um guia nem [destino].”



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima