A história da onça resgatada em rio após ser baleada no Amazonas
Na última quarta-feira (1/10), um dos animais-símbolo do Brasil passou por uma cena tocante.
Passageiros de uma embarcação que passava pela região acionaram a Polícia Militar.
O resgate foi feito por meio de uma força-tarefa que incluiu a Secretaria de Estado de Proteção Animal (Sepet), do Batalhão Ambiental, do Instituto Laiff —da Universidade Federal do Amazonas — e da equipe de apoio da deputada estadual Joana Darc (União).
A cena da onça sendo resgatada viralizou nas redes sociais (veja no vídeo). Ela aparece se segurando em um dispostivo de flutuação na água enquanto é puxada pelo barco.
O animal foi encaminhado a uma clínica veterinária da região, onde foi constatado que ele tinha levado um tiro de espingarda na cabeça. Mais de trinta estilhaços de chumbo foram encontrados no pescoço, rosto e crânio.
Depois do atendimento, a onça foi transferida para um zoólogico particular de Manaus. Segundo veterinários, ela está em condição estável, sem risco de morrer.
O animal é um macho, com cerca de dois anos. Ele pesa 54 quilos e tem 1,78 de comprimento.
Até o momento, não se sabe quem fez o disparo contra a onça.
“Pode ser que tenha sido maus-tratos, pode ser que tenha sido caça, porque infelizmente, apesar de ser crime, a gente tem essa realidade muito forte ainda aqui na Amazônia. E pode ter sido também que de repente ela encontrou com uma pessoa que precisou se defender e aí gerou e ocasionou toda essa situação”, declarou a secretária de Proteção e Bem-estar animal do Amazonas, Joana Darc.
A ideia é reintroduzir a onça na natureza assim que ela tiver em condiçōes
Fonte.:BBC NEWS BRASIL