9:03 AM
7 de outubro de 2025

Facebook abrigou grupos de adoção ilegal de criança por mais de 1 ano

Facebook abrigou grupos de adoção ilegal de criança por mais de 1 ano

PUBLICIDADE


No ofício enviado à Meta, o defensor Santos pede para a empresa proibir a criação de grupos voltados à adoção ilegal de crianças. Segundo ele, a dona do Facebook afirmou ser difícil adotar um veto às palavras “bio” e “adotantes”, pois impediria, por exemplo, grupos de biologia, de adoção legalizada ou sobre o acolhimento de pets. O objetivo dele, ainda em negociação, é a rede social topar promover uma campanha educativa no Brasil sobre adoção legal.

Não é a primeira vez que o Facebook é flagrado hospedando grupos ou comunidades voltadas à adoção à margem dos canais oficiais. Em 2016, o Ministério Público de São Paulo processou dois advogados por falsidade ideológica ao fazer uma adoção clandestina de bebê em São Paulo por intermédio de páginas no Facebook, segundo reportagem da “Veja SP”.

Em 2020, o MP-SP abriu nova investigação, dessa vez contra o Facebook, sobre um esquema ilegal de doação ilegal em grupos da rede social. Chegou a apreender duas crianças, encaminhadas para abrigos. A ação levou à derrubada de várias páginas -uma delas, a “Quero doar meu bebê”, não deixava dúvida sobre o que ocorria lá.

DEU TILT

Toda semana, Diogo Cortiz e Helton Simões Gomes conversam sobre as tecnologias que movimentam os humanos por trás das máquinas. O programa é publicado às terças-feiras no YouTube do UOL e nas plataformas de áudio. Assista ao episódio da semana completo.





Fonte.:UOL Tecnologia.:

Leia mais

Rolar para cima