7:00 PM
21 de novembro de 2025

Chegada da Cadillac faz F1 mudar formato da classificação em 2026

Chegada da Cadillac faz F1 mudar formato da classificação em 2026

PUBLICIDADE


A chegada da Cadillac ao grid da Fórmula 1 no próximo ano traz um aumento no número de carros da categoria, de 20 para 22, e, com isso, uma mudança no formato da classificação.

Leia também:

Pela primeira vez desde o final da temporada de 2016, a F1 voltará a ter mais de 20 carros no grid e, assim como naquele campeonato, a sessão do sábado que define o grid de largada do domingo terá uma pequena modificação em relação ao que se vê atualmente.

A base da classificação está mantida, com a divisão em Q1, Q2 e Q3, inclusive suas durações:

Q1 (18 minutos) – Intervalo de 7 minutos – Q2 (15 minutos) – Intervalo de 8 minutos – Q3 (12 minutos)

A diferença para 2026 está na quantidade de carros que disputarão as três partes.

Com 22 carros na pista, o Q1 será formado por todos os pilotos, enquanto seis serão eliminados antes do Q2, deixando 16 na disputa, enquanto o Q3 manterá seu modelo de dez na disputa pela pole position.

A última vez que este modelo foi utilizado foi no GP de Abu Dhabi de 2016, que deu o título daquela temporada a Nico Rosberg após uma disputa dura contra o companheiro de Mercedes, Lewis Hamilton, ao longo de todo o ano.

A etapa de Yas Marina marcou também a despedida da equipe Manor, que não retornou ao grid em 2017. O time britânico contou com uma dupla formada por Pascal Wehrlein e Rio Haryanto / Esteban Ocon, com o francês assumindo a vaga na segunda metade do campeonato. Nas nove temporadas seguintes, o grid da F1 contou com apenas 10 equipes e 20 carros, levando ao modelo atual de cinco eliminados no Q1 e no Q2.

A informação foi confirmada pela FIA em uma atualização do regulamento desportivo de 2026. O novo documento ainda determina que, com a eventual entrada de uma 12ª equipe do grid, elevando o número de carros para 24, sete serão eliminados no Q1 e no Q2.

“O procedimento detalhado neste Artigo [B2.4.3 do Regulamento Desportivo] se baseia na condição de 20 carros sendo oficialmente elegíveis para participarem da competição. Se 22 carros forem elegíveis, seis serão eliminados após o Q1 e o Q2, se 24 carros forem elegíveis, sete serão eliminados após o Q1 e o Q2, e por assim vai”.

DIOGO TRIUNFA, GONZÁLEZ SOFRE e MOREIRA fica a SÓ 9 PONTOS! Aldeguer VENCE 1ª, LESÃO de Márquez e MX

Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

We want your opinion!

What would you like to see on Motorsport.com?

Take our 5 minute survey.

– The Motorsport.com Team



Fonte. Motorsport – UOL

Leia mais

Rolar para cima