8:23 PM
8 de outubro de 2025

Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen

Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen

PUBLICIDADE


 Isack Hadjar não conseguiu terminar na zona de pontos no GP de Singapura de Fórmula 1, especialmente por causa de um problema técnico no motor que lhe custou vários décimos por volta. No entanto, ainda assim surgiu um elemento que reforçou a convicção da Red Bull: o francês pode ser o candidato ideal para dividir a garagem com Max Verstappen em 2026.

Leia também:

O fato de os Racing Bulls brilharem em Marina Bay era previsível: as características da pista realçam algumas das melhores qualidades do VCARB02, em particular sua solidez em curvas lentas. Esse é um ponto forte que o carro já havia mostrado há duas semanas em Baku, onde sua excelente tração permitiu que ele saísse das curvas rapidamente e se defendesse mesmo em retas longas.

Ver o VCARB02 imediatamente competitivo entre os muros de Singapura, capaz de lutar como a melhor equipe no meio do pelotão, não surpreendeu. Em vez disso, o que impressionou o time de Milton Keynes foi a velocidade com que Hadjar se adaptou a uma pista na qual nunca havia corrido antes.

Isack Hadjar, Racing Bulls Team

Isack Hadjar, Equipe Racing Bulls

Foto de: Shameem Fahath / Motorsport Network

Na verdade, percorrendo o grid, todos os novatos tiveram um bom desempenho no fim de semana, embora com alguns erros. Andrea Kimi Antonelli, por exemplo, viu uma chance real de disputar a primeira fila escapar devido a um erro no Q3. O potencial, no entanto, era evidente, e outros novatos também conseguiram vencer seus respectivos companheiros de equipe. Um resultado que recompensa a preparação meticulosa realizada nos bastidores.

Mas essa característica de Hadjar assume um valor especial para a Red Bull e, acima de tudo, para Helmut Marko, que vê no jovem francês alguns traços característicos de um campeão da casa: Max Verstappen

Hadjar começou o fim de semana de Singapura com o pé direito, assinando o segundo melhor tempo na sexta-feira. Já na primeira sessão de treinos livres, ele havia se colocado entre os dez primeiros e, em seguida, elevou ainda mais o nível no TL2. A confirmação veio na classificação, com sua entrada entre os dez primeiros, atrás de Fernando Alonso, ao volante de um Aston Martin que continua a voar em pistas de alta carga aerodinâmica.

Isack Hadjar, Racing Bulls Team

Isack Hadjar, Equipe Racing Bulls

Foto de: Sam Bagnall / Sutton Images via Getty Images

Na corrida, no entanto, Hadjar foi penalizado por um problema na unidade de potência que, segundo a equipe, custou-lhe cerca de três a quatro décimos por volta. O motor não conseguia liberar toda a sua potência, a reduzindo como se houvesse um limite imposto por ele mesmo. Das mais de trinta voltas percorridas nessas condições, o déficit acumulado foi grande e acabou deixando o francês fora da zona de pontuação.

Apesar de uma corrida para esquecer, ficou claro que Hadjar é cada vez mais visto como o piloto do futuro da Red Bull, que está interessada em trazê-lo para a equipe de fábrica o mais rápido possível. As expectativas em relação a ele eram altas mesmo antes de sua estreia na F1, e seu desempenho nesta temporada, mesmo com um carro competitivo, reforçou a crença da equipe em seu potencial.

De acordo com Marko, o fim de semana em Singapura confirmou uma tendência: onde quer que a Hadjar vá, mesmo em pistas nunca antes visitadas, como Marina Bay, ela consegue ser rápida logo de cara. “Isack foi muito impressionante: depois de apenas duas voltas, ele já estava em P1, colocou-se imediatamente entre os carros mais rápidos e também fez uma ótima volta no TL2. Ele está progredindo e fazendo o que esperávamos dele”, disse o consultor da Red Bull.

Isack Hadjar, RB F1 Team VCARB 02

Isack Hadjar, RB F1 Team VCARB 02

Foto de: Shameem Fahath / Motorsport Network

Para o austríaco, as primeiras voltas em uma nova pista são sempre reveladoras: a velocidade com que um piloto encontra seu ritmo diz muito sobre sua capacidade de adaptação. No caso de Hadjar, esse dom parece sólido, como confirmado pela transição da F2 para a F1. Uma qualidade que Marko, muitas vezes guiado pelo instinto, aprecia particularmente.

Em Singapura, o consultor admitiu que essa característica de Hadjar o lembra, em parte, de Verstappen, embora enfatizando que o tetracampeão permanece em um nível diferente. “É outra vantagem que ele tem e ele provou isso em praticamente todos os circuitos em que esteve. Ele não precisa de treinamento ou conhecimento prévio. Ele é parecido com Max”, explicou.

Hadjar continua na ‘pole position’ para uma futura promoção à Red Bull Racing em 2026, embora Marko continue a enfatizar que a equipe não tem pressa, tendo o GP do México no final de outubro como possível referência.

PIASTRI CHORÃO ou SUPERESTIMADO? Norris x MAX, os FATOS sobre BORTOLETO e TUDO DA FERRARI! Splash&Go

 

Ouça o PODCAST MOTORSPORT.COM:

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

We want your opinion!

What would you like to see on Motorsport.com?

Take our 5 minute survey.

– The Motorsport.com Team



Fonte. Motorsport – UOL

Leia mais

Rolar para cima