8:15 AM
11 de outubro de 2025

‘Esperava que o prêmio fosse aos defensores humanitários’, diz leitor sobre Nobel da Paz – 10/10/2025 – Painel do Leitor

‘Esperava que o prêmio fosse aos defensores humanitários’, diz leitor sobre Nobel da Paz – 10/10/2025 – Painel do Leitor

PUBLICIDADE


Nobel da Paz

María Corina fala em ‘imenso reconhecimento’ e dedica Nobel a Trump” (Mundo, 10/10). Incongruência! Não vejo nada contra a atuação política partidária eleitoral de Corina. Mas eu esperava que o prêmio fosse um reconhecimento aos corajosos, generosos e heroicos profissionais defensores humanitários espalhados pelo mundo, como as centenas de médicos, enfermeiros e jornalistas assassinados em Gaza por se dedicarem à defesa e salvação das milhares de vulneráveis.

José Bueno (São Paulo, SP)

Elegante e prudente da parte da premiada tentar aplacar a frustração furiosa do autocrata.

Hernandez Piras (São Paulo, SP)

Só Trump tem condições de trazer a paz para a Venezuela e o seu empenho em fazê-lo é inegável. É justo que Corina tenha reconhecido isso.

Gisele Araujo (Brasília, DF)

Não era sequer mencionada pela especulação de plantão. Ótima escolha. O Nobel lentamente deixa de ser uma instituição europeia.

Antônio Augusto Soares (Belo Horizonte, MG)

Pacificidade

Comitê frustra Trump, e Nobel da Paz premia María Corina Machado” (Mundo, 10/10). É uma premiação indireta ao trumpismo. Ficaria vergonhoso dar o prêmio a Trump, já que as medidas contra imigrantes e a venda de armas a Israel nada têm de pacíficas. Quase sempre o prêmio da Paz é político; às vezes, o da literatura também.

Dimas Floriani (Curitiba, PR)

Bela escolha. Só ele para acreditar em alguém que não dignifica empatia, seriedade, caráter ou coragem de se expor pelo outro, itens essenciais a quem não deseja somente o poder.

Regina Célia Baldin (Ribeirão Preto, SP)

Instabilidade

Congresso do Peru derruba a presidente Dina Boluarte; chefe do parlamento assume cargo” (Mundo, 10/10). Não agradou nem os seus e reprimiu com violência as populações originárias. Mereceu o impeachment, diferente de Dilma.

Severo Pacelli (Uberlândia, MG)

Assim funciona democracia. Não pode deixar a economia do país chegar à beira do abismo para agir.

João Leite (Osasco, SP)

Antecipação

Barroso anuncia aposentadoria do STF” (Mônica Bergamo, 10/10). Grande ministro. Eterno professor. Parabéns e obrigada por todo o trabalho no STF e como guardião da Constituição. Sucesso!

Erica Fernanda Nascimento (Osasco, SP)

Deveria escolher uma mulher. Existem muitas candidatas competentes para o cargo (“Alcolumbre se entusiasma com eventual indicação ao STF de Pacheco, que vive dilema com MG“, Política, 10/10). Mas os conchavos políticos impedem que mulheres ocupem postos na mais alta magistratura.

Maria Milhome (Brasília, DF)

Exoneração

Funcionária fantasma em gabinete de Motta acumulou salário na Câmara com o de médica em prefeituras” (Política, 10/10). Mas quando o governo pega uma fatia da riqueza e dá aos pobres, os abastados ficam irados.

Genésio Marcelino (São Paulo, SP)

Coronelismo, enxada e voto.

Fabiana Menezes (Belo Horizonte, MG)

Impostos

Lula e PT reacendem mote de campanha contra Congresso e ricos após derrota na Câmara” (Política, 9/10). Jogo de palavras tentam dourar a pílula para a cobrança de impostos escorchantes de nós para sustentar a máquina estatal gastadora.

Lindberg Garcia (Belo Horizonte, MG)

Não faz sentido tantos representantes de uma minoria no Congresso.

Dyrceu Cintra Junior (São Paulo, SP)



Fonte.:Folha de S.Paulo

Leia mais

Rolar para cima