A Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre, é um dos museus mais renomados do país. A instituição é dedicada à preservar a obra do artista homônimo, um ícone do século 20. A Fundação promove exposições de artistas brasileiros e estrangeiros em um edifício imponente que vale a visita por si só. Projetado pelo premiado arquiteto português Álvaro Siza, a construção em concreto armado branco à beira do rio Guaíba se destaca na paisagem.
Embora a instituição não tenha uma exposição fixa dedicada à vida de Iberê Camargo, a depender da programação é possível conhecer mais sobre sua carreira. Atualmente, a mostra Iberê Camargo: estruturas do gesto, em cartaz até março de 2026, é uma dessas oportunidades para se encantar com a potência das pinceladas do artista e a força de sua expressividade. Saiba mais sobre como é a visita à Fundação.
Fundação Iberê Camargo: arte e cultura em Porto Alegre
A Fundação Iberê Camargo foi criada em 1995, um ano após o falecimento do artista. A iniciativa nasceu graças aos esforços de sua viúva, Maria Coussirat Camargo, principal responsável pela preservação do acervo e documentação sobre sua obra. Junto à comunidade gaúcha e o empresário Jorge Gerdau Johannpeter, o museu foi desenvolvido para conservar e divulgar um acervo composto por mais de cinco mil obras que incluem pinturas, gravuras, desenhos e estudos feitos por Iberê Camargo. O prédio atual foi inaugurado em 2008.
Além disso, a documentação da Fundação preserva mais de vinte mil itens, como catálogos, correspondências, fotografias e hemeroteca relacionadas à vida e obra do artista que trabalhou com nomes como Hans Steiner, Oswaldo Goeldi e Mário Carneiro.

Como visitar a Fundação Iberê Camargo
Além da ligação com a obra de Iberê Camargo, a Fundação que leva seu nome também tem como propósito fomentar a formação de novos artistas e estimular o contato do público com arte, cultura e educação.
Por isso, a instituição oferece visitas mediadas para o público em geral e visitas técnicas para professores e estudantes do campo da arte, museologia, arquitetura entre outros. O museu também promove oficinas, palestras e atividades de arte-educação relacionadas às linguagens das obras em exposição. A agenda de atividades pode ser conferida no site e a participação requer inscrição prévia.
No museu é possível comprar reproduções de gravuras do próprio Iberê, de artistas que passaram pelo Atelier de Gravuras da instituição e de outros nomes renomados, como Regina Silveira e Carmela Gross. Caso queira planejar o seu passeio, também é possível fazer uma visita virtual pela plataforma Google Arts&Culture.
Novo Café Iberê
Em setembro, foi inaugurado o Café Iberê, no térreo ao lado da entrada no museu. O janelão com vista privilegiada para o Guaíba é o ponto alto. Abre de quarta a domingo a partir das 14h até o pôr-do-sol. O espaço está a cargo do mesmo time que está à frente do Café da Catedral, endereço que já virou um queridinho da capital gaúcha, na Praça da Matriz, em pleno centro histórico.
A Fundação Iberê Camargo funciona de quinta-feira a domingo, das 14h às 18h (última entrada). Nas quintas-feiras a entrada é gratuita, enquanto nos outros dias o ingresso pode ser adquirido online ou na recepção da instituição. Os valores variam entre 10 e 30 reais, membros do programa Amigos da Pinacoteca de SP pagam meia. Mais informações sobre as visitas mediadas podem ser obtidas através do e-mail agendamento@iberecamargo.org.br ou pelo telefone (51) 3247 8013.
Reserve Airbnb em Porto Alegre
Newsletter
Aqui você vai encontrar dicas de roteiros, destinos e tudo o que você precisa saber antes de viajar, além das últimas novidades do mundo do turismo.
Inscreva-se aqui
para receber a nossa newsletter
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossas newsletters em breve!
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Compartilhe essa matéria via:
Fonte.:Viagen