7:26 PM
19 de outubro de 2025

Hotel em Lisboa inaugura grande releitura de pintura do Arcanjo Miguel

Hotel em Lisboa inaugura grande releitura de pintura do Arcanjo Miguel

PUBLICIDADE



O artista plástico Jorge Feijão ao lado da obra colossal no Tivoli (./Divulgação)
Continua após publicidade

Um dos mais longevos hotéis de Lisboa, o Tivoli Avenida Liberdade já recebeu em seus espaços diversos eventos artísticos. Agora, quem visitar o lobby poderá conferir uma pintura em tamanho monumental feita pelo artista português Jorge Feijão.

Batizada de “O Sonho de György”, a obra exibe o arcanjo Miguel em um enorme painel de oito metros de altura por mais de dois metros de largura. A mostra site-specific compõe o projeto “Tivoli Art Collection – Make Room for Masterpieces”.

Adaptação de painel transforma lobby do Tivoli Avenida Liberdade

A releitura de Feijão foi proposta a partir de um sonho do artista e é baseada na pintura renascentista “O Arcanjo Miguel”, feita originalmente pelo pintor italiano Pietro Perugino (1469-1523), famoso tutor do mestre renascentista Rafael.

Enquanto a obra original hoje pode ser encontrada na The National Gallery, em Londres, e foi pintada à óleo, a versão contemporânea é completamente produzida em carvão e pastel seco. O objetivo é valorizar o trabalho manual do ofício artístico, em tempos nos quais a automação e a tecnologia acabam imperando.

Além da própria representação da figura divina, a imagem de Feijão evoca um símbolo de resistência e esperança em tempos turbulentos, simbolizando a vitória do bem contra o mal.

Continua após a publicidade

A exibição do enorme painel transformou o lobby nesta que é a terceira mostra site-specific do calendário artístico do hotel.

Confira outras informações sobre o Tivoli Avenida Liberdade e a agenda de exposições na página oficial.

Sobre o artista

Continua após a publicidade

Nascido na França, em 1971, Jorge Feijão é um artista plástico português que tem se destacado por explorar as interseções entre espiritualidade, memória e forma. Fez sua estreia em exposições coletivas aos 20 anos, em 1991, e também vem realizando mostras individuais desde 2004, quando passou a exibir seus trabalhos nas grandes galerias portuguesas, explorando o desenho, a pintura e a instalação, com uma atenção especial para a representação da luz e do corpo humano.

Leia tudo sobre Lisboa

Compartilhe essa matéria via:

Continua após a publicidade





Fonte.:Viagen

Leia mais

Rolar para cima