7:20 PM
19 de outubro de 2025

Doubao desbanca DeepSeek e pode fazer a China dominar a IA pelo TikTok

Doubao desbanca DeepSeek e pode fazer a China dominar a IA pelo TikTok

PUBLICIDADE


Outro diferencial de Doubao é funcionar como uma “Super IA”. Quando apareceram os aplicativos de smartphones, a China foi pioneira em popularizar o conceito de super apps, estratégia de reunir diferentes serviços, de mensagens a compras, em um único aplicativo.

Agora, a mesma ideia está funcionando com a IA. Os usuários do Doubao podem conversar por texto ou voz, criar imagens e vídeos, além de interagir com agentes, tudo em um único ambiente. A principal estratégia, porém, é a integração com o ecossistema da ByteDance.

De uma forma parecida com o que acontece com o Grok no X, os usuários do Douyin (versão chinesa do TikTok) podem marcar o Doubao nos comentários de um vídeo para receber um resumo do conteúdo em texto. Quem está no Doubao pode receber vídeos do Douyin como contexto de uma resposta em uma pergunta feita na IA, sem precisar trocar de aplicativos. O resultado é que na China o ambiente digital está sendo dominado por essas interações.

Nesse cenário, a China pode acelerar a expansão global de sua IA: basta integrá-la ao TikTok para alcançar milhões de usuários de diferentes países.

Embora a ByteDance ainda não tenha feito nenhum anúncio, o movimento faria todo sentido. Seria uma jogada parecida com a da Meta, que resolveu colocar sua IA em praticamente todos os aplicativos. O desafio, no entanto, continua ser criar uma experiência realmente útil, que gere valor e condicione comportamentos.

Se der certo, seria a ascensão da IA da China não apenas como uma infraestrutura tecnológica, mas também cultural.





Fonte.:UOL Tecnologia.:

Leia mais

Rolar para cima