6:28 PM
21 de outubro de 2025

Gestores públicos destacam inovação e desenvolvimento na abertura do 3º Congresso dos Municípios de MS | ASN Mato Grosso do Sul

Gestores públicos destacam inovação e desenvolvimento na abertura do 3º Congresso dos Municípios de MS | ASN Mato Grosso do Sul

PUBLICIDADE


Com foco em fortalecer o municipalismo e promover a eficiência na gestão pública, o 3º Congresso dos Municípios de Mato Grosso do Sul foi aberto oficialmente na tarde desta segunda-feira (20), no Bosque Expo, em Campo Grande. Organizado pela Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), com correalização do Sebrae/MS e apoio do Governo do Estado, o congresso segue até quarta-feira (22) e reuniu mais de dois mil participantes no primeiro dia, com 69 municípios do Estado representados por líderes do executivo.

Lideranças do Estado, Sebrae/MS, bancadas federal e estadual, além de líderes do executivo de 69 municípios estiveram presentes na abertura do evento.

Neste ano, o evento traz como tema central “Eficiência na Gestão Pública: Saúde, Educação e Assistência Social para o Desenvolvimento dos Municípios de MS” e propõe diálogos sobre políticas públicas e compartilhamento de boas práticas. Na solenidade de abertura, o governador Eduardo Riedel destacou o papel estratégico dos municípios na promoção do desenvolvimento regional e a importância da integração público-privada para auxiliar no processo.

Eduardo Riedel, governador de MS, pontuou a relevância do municipalismo e de parcerias estratégicas para um Estado desenvolvido e próspero.

“O Sebrae tem um vínculo muito forte com os municípios e com o próprio Governo do Estado. Como uma instituição que preza pelo bom andamento do ambiente de negócios e pelo desenvolvimento das micro e pequenas empresas, o Sebrae consegue reunir, em um conselho altamente representativo, o setor público e o privado em torno de uma mesma diretriz. Isso faz com que atue lado a lado com as prefeituras, apoiando não só eventos como este congresso, que é fundamental, mas também o trabalho diário de fortalecimento dos municípios — ajudando-os a comprar melhor, gerir melhor e criar condições reais de prosperidade. O Sebrae é peça essencial nesse processo de união e construção de um Mato Grosso do Sul mais desenvolvido”, expôs Riedel.

O Sebrae/MS atua há 32 anos na área de políticas públicas, com o propósito de construir um ambiente mais favorável às micro e pequenas empresas. Uma das ferramentas é o programa Cidade Empreendedora que, desde 2018, já atendeu 57% dos municípios do Estado e, neste ciclo, contempla 36 cidades e conta com um novo parceiro estratégico: o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).

Claudio Mendonça, diretor-superintendente do Sebrae/MS, reforçou que o sucesso do pequeno negócio depende da eficiência da gestão pública.

Por conta da relevância do trabalho realizado pela instituição em prol do desenvolvimento local e pela atuação na correalização do Congresso de Municípios, durante o evento, o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, foi homenageado pela Assomasul e Governo do Estado. Na data, ele enfatizou a importância da atuação conjunta com o poder público para o desenvolvimento local e fomento ao empreendedorismo.

“O sucesso do pequeno negócio passa diretamente pela gestão pública. Quando o município atua com transparência, inclui o empresário local nas compras públicas e garante infraestrutura adequada — como estradas para o escoamento da agricultura familiar —, ele transforma o município. O desenvolvimento acontece quando o poder público integra o pequeno negócio, valoriza o empreendedor local e atrai novos investimentos. É exatamente esse o papel do programa Cidade Empreendedora: levar ferramentas que auxiliem as prefeituras a criarem ambientes mais favoráveis aos negócios, melhorando processos, fortalecendo a gestão e impulsionando a economia local”, pontuou Mendonça.

Diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, foi homenageado pela Assomasul e Governo do Estado pelo trabalho desenvolvido em prol do desenvolvimento dos municípios e correalização do congresso.

O presidente da Assomasul e prefeito de Itaquiraí, Thalles Tomazelli, reforçou o propósito do congresso de integrar os gestores e ampliar o diálogo sobre soluções conjuntas. “Estamos neste Congresso em uma verdadeira soma de esforços — com o Sebrae como correalizador, a Assomasul, o Governo do Estado e todos os parceiros unidos em um único propósito: olhar para as pessoas, para os municípios e promover o desenvolvimento. Aqui discutimos políticas públicas de forma colaborativa, envolvendo também a iniciativa privada e os prefeitos, para que as soluções cheguem de forma prática à ponta. Teremos palestrantes de renome nacional que certamente vão contribuir para ampliarmos nosso conhecimento e aplicarmos essas experiências nas prefeituras e câmaras municipais”, expôs Tomazelli.

Assomassul foi representada pelo presidente da entidade e prefeito de Itaquiraí, Thalles Tomazelli.

A abertura do 3º Congresso de Municípios reuniu lideranças em âmbito municipal, estadual e federal, além de representantes de entidades do setor produtivo e órgãos de controle. Entre as autoridades, estiveram presentes os conselheiros do Sebrae/MS: Sérgio Longen, presidente do Sistema Fiems; Alfredo Zamlutti, presidente da Faems; Luiz Cláudio Sabedotti Fornari, vice-presidente do Sistema Fiems; Ricardo Senna, secretário executivo da Semadesc; Márcio de Araújo, presidente da Fundect; Artur Falcette, secretário adjunto da Semadesc, Cristiane Bissoni, diretora de Operações da AMEMS; Nilson dos Santos, vice-presidente da Faems; além dos diretores do Sebrae/MS Sandra Amarilha e Tito Estanqueiro.

Conhecimento para fortalecer a gestão pública

Durante a programação do 3º Congresso dos Municípios de Mato Grosso do Sul, o Sebrae/MS marca presença com um stand, além de uma série de ações voltadas ao fortalecimento da gestão pública e ao desenvolvimento local. Nesta terça-feira (21), às 15h, o diretor-superintendente Cláudio Mendonça conduz a palestra “Sebrae Parceiro dos Municípios”, destacando as iniciativas da instituição em apoio aos gestores municipais e a atuação do programa Cidade Empreendedora.

Já na quarta-feira (22), às 14h30, a diretora-técnica Sandra Amarilha participa do painel “Como a liderança feminina influencia na política pública”, apresentando o programa Liderança Adaptativa, voltado a qualificar mulheres em posição de liderança na iniciativa pública e privada, além de contribuir para a construção de políticas públicas mais inclusivas e inovadoras.

A programação do congresso segue até o dia 22, com painéis e palestras de grandes nomes nacionais, como Martha Gabriel, Clóvis de Barros Filho e Ricardo Amorim, além de debates sobre reforma tributária, liderança feminina e políticas públicas para o desenvolvimento sustentável dos municípios.

Mais informações sobre iniciativas realizadas pelo Sebrae/MS e parceiros estão disponíveis na Central de Atendimento do Sebrae/MS, pelo telefone 0800 570 0800, ou por meio do site ms.sebrae.com.br.



Fonte. Agencia Sebrae

Leia mais

Rolar para cima