4:10 PM
23 de outubro de 2025

Quem foi Adolfo Lutz, primeiro sul-americano a estudar mosquito da dengue e que derrotou teoria das doenças por ‘miasma’

Quem foi Adolfo Lutz, primeiro sul-americano a estudar mosquito da dengue e que derrotou teoria das doenças por ‘miasma’

PUBLICIDADE


Foto em preta e branco que mostra Adolfo Lutz em pé usando terno e gravata ao lado da filha Bertha Luz e um outro homem

Crédito, Arquivo Histórico Fundação Oswaldo Cruz

Legenda da foto, Adolfo Lutz (à esquerda) ao lado da filha Bertha Lutz no Pavilhão Mourisco, no Rio de Janeiro, em 1920

    • Author, Edison Veiga
    • Role, De Bled (Eslovênia) para a BBC News Brasil

Na virada do século 19 para o século 20 um acalorado debate no meio científico envolvia as teorias sobre como doenças infecciosas eram transmitidas.

De um lado ainda havia quem defendia a teoria miasmática, ou seja, que as pessoas adoeciam quando ficavam em contato com o ar pestilento — emanações nocivas vindas de decomposição de matéria orgânica, de lixo, de esgotos, cemitérios etc.

De outro, principalmente depois de descobertas de cientistas como o francês Louis Pasteur (1822-1895), havia os que defendiam que microorganismos específicos causavam doenças específicas.

Um mosquitinho hoje conhecido como Aedes aegypti esteve no epicentro dessa batalha no início do século passado, quando um esforço capitaneado pelo médico e cientista Adolfo Lutz (1855-1940) buscava uma solução para os recorrentes surtos de febre amarela.





Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima