A Visa prevê testar no Brasil, a partir do próximo ano, o uso de IA (Inteligência Artificial) para compras online. O projeto piloto da iniciativa Visa Intelligent Commerce já está em andamento nos Estados Unidos.
A proposta é que um agente de IA possa executar tarefas como a contratação de serviços no planejamento de uma viagem, por exemplo. A compra automatizada levará em conta parâmetros definidos pelo cliente, como limite autorizado e preferências pessoais. Segundo representantes da empresa, o poder de decisão continua na mão dos consumidores.
A Visa atua em parceria com gigantes do setor de inteligência artificial e tecnologia, como OpenAI, Microsoft, IBM, Anthropic e Mistral AI. Na semana passada, a empresa apresentou o primeiro protocolo de controle de regras para comércio conduzido por agentes de IA.
No Brasil, a conexão de estreia com um banco emissor e com um estabelecimento comercial para o uso de IA em compras online está prevista para ocorrer no início de 2026.
Segundo a vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios no Brasil, Vanessa Antunes, a Visa trabalha com IA há 30 anos e a introdução dessa tecnologia para automatizar compras digitais representa potencialmente “a quarta revolução do comércio”.
“A gente vai ter uma mudança bastante importante no comportamento do consumidor e no nível de conveniência, de tecnologia e de segurança que seremos capazes de entregar”, afirma.
Atualmente, a rede global da Visa conta com mais de 2.500 engenheiros focados em inteligência artificial e soma mais de US$ 100 milhões investidos em IA generativa –aquela capaz de criar conteúdo original a partir de comandos dos usuários.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
Fonte.:Folha de S.Paulo