9:44 AM
24 de outubro de 2025

Deficiência de síntese de ácidos biliares (BASD): como diagnosticar essa doença rara?

Deficiência de síntese de ácidos biliares (BASD): como diagnosticar essa doença rara?

PUBLICIDADE



 (Foto: Tucker Good/Unsplash/SAÚDE é Vital)
Continua após publicidade

Neste episódio do podcast #PodeRaro, Letícia Helena Lopes, pediatra, gastroenterologista e hepatologista pediátrica, compartilha informações fundamentais sobre a deficiência de síntese de ácidos biliares (BASD), doença genética ultrarrara pouco conhecida que compromete a absorção de nutrientes e pode trazer graves consequências para o desenvolvimento infantil.

O episódio integra a campanha BASD Day, criada pela SteinCares Brasil em parceria com o Muitos Somos Raros, para conscientizar e informar o grande público e médicos sobre essa condição.

O conteúdo destaca a importância do diagnóstico precoce, da investigação genética e do acompanhamento especializado no manejo da doença. A Dra. Letícia explica como identificar sinais de alerta, comenta os desafios enfrentados pelas famílias e apresenta as possibilidades atuais de tratamento.

A conversa reforça a necessidade de ampliar o acesso à informação qualificada sobre doenças raras, além de evidenciar como a escuta médica, o acolhimento e o apoio em rede são fundamentais para transformar a trajetória de pacientes e cuidadores diante de uma condição de alta complexidade.

Clique aqui para assistir ao episódio no Youtube. Ou, se preferir, escute diretamente no Spotify:

Continua após a publicidade

*Esse conteúdo é publicado por meio de uma parceria entre o portal Muitos Somos Raros e VEJA SAÚDE 

Compartilhe essa matéria via:



Fonte.:Saúde Abril

Leia mais

Rolar para cima