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28 de outubro de 2025

Big techs viraram concorrentes diretas dos bares, diz Facundo Guerra

Big techs viraram concorrentes diretas dos bares, diz Facundo Guerra

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Se você tem Tinder, iFood e Netflix, que estímulo tem pra sair de casa? Eu tenho que socar estímulo na pessoa, metaforicamente falando, pra ela sair de casa e viver o mundo real
Facundo Guerra

Apresentador do Divã de CNPJ, programa do UOL, Facundo conta que começou a lidar com tecnologia nos anos 1990, quando trabalhava com pesquisas de engenharia de alimentos e usava sistemas pioneiros de troca de mensagens —lembra do BBM?. Quando começou a empreender em bares e boates, via esses ambientes como redes sociais físicas, reunindo pessoas por estilo e interesse. Mas esse papel mudou com o avanço do digital.

As boates inventaram as redes sociais. Elas eram nós de pessoas, nós de rede, de pessoas que compartilhavam quase uma estética de existência. Isso antes de existir a rede social. Quando chegam as redes sociais, tudo começa a desmontar
Facundo Guerra

Orkut e Facebook esvaziaram o poder de encontro dos bares, diz. Agora, ele sente que seus negócios são dependentes das redes sociais: “Eu me sinto um vassalo. Eu tenho um senhor feudal, que é a Meta, e sem a Meta eu não existo. Porque, se eu não sou visível, eu não existo, não existe mais boca a boca. É post a post, story a story.”

Facundo critica ainda o tempo gasto para produzir conteúdo para as redes, sem garantia de retorno, já que algoritmos decidem o alcance das postagens. “Produzir conteúdo hoje ocupa 20%, 30% do meu tempo. Para que eu estou produzindo conteúdo? É jogar um dardo no escuro. Quando eu vou acertar? Quando eu vou hitar? Quando eu vou viralizar? Sob quais parâmetros? (…) É tudo muito, é uma caixa preta.”

Além de se tornarem a principal vitrine de bares, as big techs viraram também as concorrentes diretas desses estabelecimentos, diz o empresário, porque oferecem tanta opção de lazer em casa que fica difícil convencer alguém a sair.





Fonte.:UOL Tecnologia.:

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