
Uma nova edição da Wine Run, na Serra Gaúcha, acontecerá no dia 8 de novembro. O evento une o esporte à cultura do vinho e, desta vez, será integrado ao roteiro Caminhos de Pedra – percurso turístico tradicional da região, que busca preservar a cultura proveniente da imigração italiana a partir do século 19.
Atualmente, os Caminhos de Pedra abrangem as cidades de Bento Gonçalves e Farroupilha, até o limite de Caxias do Sul. É uma estrada de 7 km que corta a área rural com 28 pontos de visitação – majoritariamente, casas de pedra e madeira testemunhas da chegada dos imigrantes –, recheados de comida típica, história, cultura e, claro, vinícolas.
Será o terceiro Wine Run de 2025, que antes já aconteceu na Serra Catarinense, na região de Bom Retiro, e também no Vale dos Vinhedos gaúcho, nas proximidades do circuito atual, entre Monte Belo do Sul e Bento Gonçalves.
A Wine Run
O percurso terá opções de corrida em 21 km ou 10,5 km, conforme as aptidões físicas de cada participante. No trecho mais longo, é possível fazer a corrida solo e em dupla, na modalidade de revezamento. Já na opção mais curta estão disponíveis a corrida solo e também uma opção de caminhada.
As corridas e caminhadas individuais são separadas nas categorias masculina e feminina, enquanto os revezamentos podem ser por sexo ou mistos.
Para o percurso cheio, a saída será às 8h, no Santuário Nossa Senhora do Rosário de Pompeia, no centro de Pinto Bandeira. Para o caminho reduzido, a corrida começa às 8h35, e parte na Capela Nossa Senhora da Saúde, na estrada para Bento Gonçalves.
As provas terão duração de 4 horas para o percurso cheio, e 3 horas para o percurso parcial. Nos dois casos, a chegada será no estabelecimento André Carrer Vinhos & Vinhedos, já nos limites de Bento Gonçalves.
Outras informações, como o transporte até o local da partida, podem ser obtidas no site.
O ponto alto do evento ocorre na arena de chegada: a premiação ocorrerá em paralelo à Festa do Espumante. É uma comemoração que oferece ao atleta comidas regionais, como massas, polenta, pão com linguiça e pão de alho, além de chocolate quente. Também há sobremesas para adoçar o paladar: barras de chocolate, sorvetes, sagu, brownies e frutas da estação compõem o cardápio.
Roteiro turístico para além do evento
O tradicional Caminho das Pedras, além de abrigar as históricas casinhas de pedra e madeira, também é um ótimo itinerário para quem quiser realizar paradas para conhecer a cultura local com calma.
Ao longo de 7 quilômetros das Linhas Palmeiro e Pedro Salgado, duas estradas rurais de Bento Gonçalves, o Caminho é recheado de antigas e tradicionais vinícolas, além de restaurantes de comida típica da região. Para planejar bem e conseguir visitar todas atrações, vale a pena ver o catálogo completo.
Também estão inclusas atrações históricas, culturais e naturais: o Porão Giacomini, ou “Porão de Pedra”, no ponto inicial do Caminho, oferece um museu de geodos e pedras naturais, artigos decorativos e utensílios, além de semijoias.
O centro do percurso é a Casa da Memória Merlin, uma casa de pedra de 400 m², do período de apogeu da Linha Palmeiro. O local é parte do Patrimônio Histórico de Bento Gonçalves e realiza exposições e atividades culturais.
Compartilhe essa matéria via:
Fonte.:Viagen


