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30 de outubro de 2025

Nintendo lança trilha de Zelda em vinil – 30/10/2025 – Tec

Nintendo lança trilha de Zelda em vinil – 30/10/2025 – Tec

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A Nintendo quer manter vivos seus universos não apenas com novos videogames, mas expandindo suas franquias para qualquer meio que possa tocar, brilhar e, agora, girar a 33⅓ rotações por minuto.

A empresa de entretenimento de 136 anos lançará pela primeira vez fora do Japão uma trilha sonora oficial de videogame, com edições em vinil de “The Legend of Zelda: Breath of the Wild”, o aclamado jogo de aventura que já vendeu mais de 34 milhões de cópias desde 2017. O anúncio vem um ano após a estreia do Nintendo Music, aplicativo de streaming para celular dedicado às trilhas de jogos da companhia, com recursos próprios.

O movimento sinaliza que a Nintendo, assim como Sony e Microsoft, busca expandir seus negócios multimídia para além dos jogos, num mercado cada vez mais saturado que pressiona as empresas a encontrar novas fontes de receita.

Tradicionalmente, a Nintendo lançava CDs nos Estados Unidos apenas em ações promocionais ou como brinde em edições especiais, como ocorreu com “Skyward Sword”, em 2011. O anúncio desta quarta-feira (29) marca, portanto, a primeira incursão global da companhia na distribuição de música.

“No Japão, há um mercado bem estabelecido de trilhas sonoras, em grande parte em CD. O país ainda é muito voltado à mídia física quando se trata de música”, explicou Bill Trinen, vice-presidente de experiência de jogador e produto da Nintendo of America. “Há toda uma rede de lojas vendendo trilhas sonoras. E há também um reconhecimento muito mais amplo da música de videogame no Japão.”

Segundo Trinen, a empresa vê grande potencial em sua biblioteca musical. “À medida que olhamos para as nossas propriedades intelectuais, começamos a perceber que há muito mais oportunidades em torno da música”, disse.

Em parceria com a Laced Records, a trilha de “Breath of the Wild” chega ao mercado em 19 de junho do ano que vem, em diferentes edições: um box com oito discos de vinil (US$ 195), que separa as 130 faixas por humor e tema —canções de exploração em um disco, batalhas em outro—, e uma edição dupla (US$ 50), com 34 faixas selecionadas, em formato de coletânea.

A maioria das produtoras de jogos disponibiliza suas trilhas em plataformas como Spotify. A Nintendo, fiel à tradição de criar seus próprios ecossistemas, preferiu não seguir esse caminho, incentivando o público a usar o app Nintendo Music.

O aplicativo reúne músicas de toda a história da empresa, dos temas clássicos de “Super Mario” a trilhas mais obscuras, como as de “Nintendogs”. Trinen disse que o app, criado por uma “pequena equipe”, tem apresentado crescimento constante de uso.

Um dos motivos para não adotar plataformas populares, segundo ele, é a possibilidade de oferecer faixas mais longas e dinâmicas, com duração de cinco minutos a uma hora, simulando a forma como a música se adapta à jogabilidade. O app também permite criar playlists personalizadas e até bloquear spoilers musicais evitando, por exemplo, que o usuário ouça acidentalmente a música da batalha final de “Zelda”.

“A música dos jogos é feita para ser interativa, para responder à experiência do jogador. Por isso, há muitas pontes e variações entre as faixas”, explicou Trinen. “Queremos que as pessoas ouçam a música, mas também que mantenham uma conexão com a experiência do jogo.”

Essa filosofia de vender a experiência do jogo permeia todas as iniciativas da Nintendo no entretenimento, incluindo o parque temático Super Nintendo World, em Orlando; o sucesso de bilheteria do filme “Super Mario Bros.”; e o futuro filme live-action de “Zelda”.

E quanto ao título mais vendido do Switch 2, “Mario Kart World”? O jogo, conhecido pela trilha gravada com músicos ao vivo, ainda não está no app.

“Não posso dar muitos detalhes, mas leva tempo e trabalho para preparar trilhas para o Nintendo Music”, brincou Trinen. “Esse jogo tem mais de 200 faixas. É uma questão de calendário, de decidir quando algo se encaixa ou não. Mas, sim, ouvimos que os fãs estão ansiosos para ver essa trilha no Nintendo Music.”



Fonte.:Folha de S.Paulo

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