O estudante Carlos Henrique Oliveira e a professora Rosenil Nolasco, da Escola Estadual Coronel Antônio Paes de Barros, em Barão do Melgaço/MT, foram reconhecidos durante a 22ª Semana Nacional de Inovação e Tecnologia, realizada em Cuiabá, entre os dias 22 e 24 de outubro. Desde 2023, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) vem desenvolvendo o Programa Jovens Lideres no município.
Segundo a gerente do Centro Sebrae de Sustentabilidade e idealizadora do Programa Jovens Lideres, Tássia Gonçalves, entre os objetivos da iniciativa está o de transformar a realidade local com soluções empreendedoras e sustentáveis, incentivando que os jovens desenvolvam oportunidades de negócios e vislumbrem a possibilidade de permanência no seu próprio munícipio.
“O Sebrae Mato Grosso trabalha fortemente para atuar no desenvolvimento territorial de forma sustentável. Não temos como falar de sustentabilidade sem falar de futuro, e falar de futuro é trabalhar em prol das próximas gerações”, afirmou.
O trabalho apresentado e premiado abordou o tema “Desafios Ambientais das Conectividades Hidrologicas e Diversidade Cultural Melgacense”, invvestigando os desafios ambientais com foco na Baía do Recreio e no Rio Cuiabá, em Barão do Melgaço/MT.
A professora Rosenil Nolasco recebeu um cheque de R$ 8 mil pela coordenação do projeto, e o estudante Carlos Henrique Oliveira ganhou uma bolsa de graduação em qualquer curso de sua preferência, em instituição universitária.
“Esse trabalho tem gerado muitos resultados. Coordenei a pesquisa identificando a correlação entre a seca da Baía do Recreio, o aumento da temperatura e a perda de conectividade com o Rio Cuiabá. O protagonismo estudantil mostra que a educação ambiental pode transformar realidades locais”, destacou Rosenil.
Fonte  Agencia Sebrae 
 
				

 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								 
								