7:20 AM
31 de outubro de 2025

8 rotas paradisíacas para fazer de trem na Europa

8 rotas paradisíacas para fazer de trem na Europa

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Viajar de trem é uma maneira prática e eficiente de circular por grande parte da Europa. Seja em linhas de alta velocidade que atravessam o mapa ou em trajetos regionais que poupam o trabalho de alugar um carro ou sair à caça de um ônibus, eles costumam ser opções cômodas para chegar aos lugares que realmente interessam quando você está em outro país.

Mas, dependendo do lugar onde você está, o próprio trem pode se converter em uma atração a mais da viagem. São aquelas linhas que percorrem paisagens de grande beleza cênica, entre montanhas, diante de praias e atravessando cidadezinhas históricas, e que se convertem em um programa por si mesmo durante a estadia no Velho Continente.

Confira algumas das viagens de trem mais bonitas que podem ser feitas na Europa.

1. Bernina Express (Suíça e Itália)

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Paisagens dos Alpes são grande atração da viagem no Bernina Express (Mihaela Claudia Puscas/Unsplash)

O Bernina Express conecta Chur (na Suíça) a Tirano (na Itália) ao longo de 140 km que cruzam montanhas, lagos e, obviamente, as elevações dos Alpes. São muitas idas e voltas que exigiram um feito da engenharia quando o comboio circulou pela primeira vez, em 1908: ao todo, o trem passa por 55 túneis e ao menos 196 pontes. Saiba mais.

2. Glacier Express (Suíça)

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Janelões panorâmicos não deixam perder nada da paisagem (Glacier Express/Divulgação)
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Quando o assunto é desfrutar das paisagens de montanha, é difícil superar o que a Suíça tem a oferecer com seus trens pelos Alpes. O Glacier Express é uma experiência ainda mais focada na observação das montanhas do que o Bernina, que ainda tem uma pegada voltada ao transporte regular: conectando Zermatt e St. Moritz, o Glacier percorre 291 km em oito horas, e faz questão de destacar o lado bom de demorar tanto – é o “expresso mais lento do mundo”, o que garante uma contemplação por mais tempo em seus janelões panorâmicos. Saiba mais.

3. Centovalli (Suíça e Itália)

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Trem do Centovalli é outra opção para explorar os Alpes (Ferrovia Vigezzina-Centovalli/Divulgação)

Já deu para perceber um padrão? A região da divisa entre Suíça e Itália de fato conta com alguns dos trens mais bonitos da Europa. A atração, aqui, fica menos pela montanha, e mais pelos vales em meio à cordilheira – a pista já está no nome do trem, Centovalli, ou “cem vales”. A viagem de 2 horas (ou 52 km) conecta a suíça Locarno à italiana Domodossola, cruzando uma série de vilarejos pitorescos. Saiba mais.

4. Flåm Railway (Noruega)

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Linha funciona o ano todo (Juan Antonio F. Segal/CC BY 2.0/Wikimedia Commons)
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A distância pode não impressionar muito: a Flåm Railway tem apenas 20 km de extensão. Mas essa pequena distância é suficiente para garantir à linha o título de ferrovia mais íngreme da Europa, com um desnível de quase mil metros de altitude entre seus terminais.

É claro que esse caminho – que leva entre 50 e 60 minutos para ser percorrido inteiro – garante paisagens espetaculares, com vista para montanhas, quedas d’água e o vale que encerra o trajeto. Também há uma parada no meio do caminho para ver a cachoeira Kjosfossen, com 225 metros de altura. Saiba mais.

5. Le Train Jaune (França)

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Le Train Jaune tem como cenário os Pirineus (Le Train Jaune/Divulgação)

Você também vai encontrá-lo com o nome traduzido para o inglês como Yellow Train. O trenzinho amarelo funciona em outra cadeia montanhosa da Europa, neste caso, os Pirineus, próximo à fronteira com a Espanha. São 63 km de belezas nessa região, conectando as estações de Villefranche-de-Conflent a Latour-de-Carol, com 22 paradas pelo caminho. Uma das atrações do trem é o vagão aberto, sem cobertura, que dá a chance de ver as paisagens sem qualquer obstrução quando as condições climáticas permitirem. Saiba mais.

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6. Transcantábrico (Espanha)

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Transcantábrico é o trem turístico mais antigo da Espanha (Luxury Train Club/CC BY-SA 2.0/Wikimedia Commons)

O Transcantábrico é diferente dos outros trens dessa lista. Enquanto os demais podem ser um programa para um dia, esse trem de luxo no norte da Espanha é uma viagem por si mesmo: além de muito mais caro, seu trajeto conectando regiões do País Basco à Galícia leva uma semana. As paisagens e cidades históricas visitadas por esse “hotel sobre os trilhos”, porém, incluem várias descidas dos vagões para caminhar e conhecer belezas naturais e históricas dessa parte da Península Ibérica. Saiba mais.

7. Belgrado-Bar (Sérvia e Montenegro)

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Hoje entre a Sérvia e Montenegro, trem Belgrado-Bar foi uma façanha da engenharia iugoslava meio século atrás (Kabelleger / David Gubler/Wikimedia Commons)

Uma linha relativamente recente, inaugurada em 1976, a conexão entre a capital Belgrado e o porto de Bar, na costa do Adriático, foi uma das grandes conquistas do transporte no que então era a Iugoslávia. À época, chegou a ser considerado a maior obra ferroviária da Europa após a Segunda Guerra. Mesmo com o colapso do país, o trajeto de quase 500 km – que passa por 254 túneis e 243 pontes – se manteve icônico quando a antiga república se fragmentou.

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Paisagens dramáticas através de três cadeias montanhosas, descendo rumo ao belíssimo litoral dessa parte dos Bálcãs, garantiram um interesse turístico permanente nessa linha que segue operando no transporte regular de passageiros. Apesar do grande interesse de visitantes, não há um site oficial para compra de bilhetes antecipados: interessados devem tentar a sorte com agências de viagem, sites que comercializam no mercado secundário ou (o mais indicado) adquirir diretamente em alguma das estações pelo caminho.

8. Odontotos (Grécia)

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Linha do Odontotos é curta, mas cheio de atrativos (Geo kar/Wikimedia Commons)

Curta e de tirar o fôlego, essa linha percorre 22 km conectando as estações de Diakopto, no litoral, até Kalavryta, nas montanhas do Peloponeso. É mais uma opção que garante a beleza ao mesclar uma descida íngreme de montanhas até um litoral magnífico: com vista para os vales do rio Vouraikos e descendo até uma cidade que fica no Golfo de Corinto, é uma forma de adicionar as cultuadas paisagens gregas a uma experiência ferroviária que não exige reservar muito tempo em seu planejamento: a viagem dura cerca de uma hora. Saiba mais.

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Fonte.:Viagen

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