2:14 PM
31 de outubro de 2025

UFRJ aprova cotas para pessoas trans em cursos de graduação

UFRJ aprova cotas para pessoas trans em cursos de graduação

PUBLICIDADE



A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) aprovou nesta quinta-feira (30) a criação de cotas para pessoas transexuais em cursos de graduação. Com a decisão, 2% das vagas serão reservadas para este grupo. A medida entra em vigor a partir do próximo processo seletivo via Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Assim, os primeiros candidatos selecionados entrarão na instituição em 2026. As cotas para trans foram aprovadas pelo Conselho Universitário por 31 votos favoráveis e 1 abstenção.

O reitor da universidade, Roberto Medronho, afirmou que “as cotas são um mecanismo de justiça social e de reparação, além de representarem uma resposta ao contexto de exclusão”.

VEJA TAMBÉM:

Em junho, a UFRJ foi considerada a segunda melhor instituição de ensino superior do Brasil, ficando atrás apenas da Universidade de São Paulo (USP), segundo o Center for World University Rankings (CWUR).

Nesta terça-feira (28), a instituição afirmou, em nota, que a Superintendência-Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Acessibilidade (Sgaada) impulsiona a “construção de uma política institucional de cotas” para o grupo desde outubro de 2024.

“O esforço conjunto visa à reparação histórica e à promoção do acesso à educação superior dessa comunidade”, diz um trecho do comunicado.

A UFRJ se une a outras universidades públicas que reservam vagas para pessoas trans, como a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade Federal de Rio Grande (Furg).



Fonte. Gazeta do Povo

Leia mais

Rolar para cima