Você já ouviu falar do efeito placebo. Na medicina, existe também o “efeito tomate”. O termo foi criado pelo Dr. James Goodwin em 1984 e se refere a quando um tratamento é ignorado ou rejeitado culturalmente, mesmo sendo altamente eficaz.
Comer tomate todo dia pode não evitar ter de ir ao médico, mas nem sempre o fruto foi bem aceito. Por muito tempo, acreditava-se que tomates eram venenosos, principalmente pela semelhança com um parente realmente tóxico: a beladona. E, de fato, os caules, folhas e tomates verdes possuem tomatina, um alcaloide tóxico que pode causar irritações na pele, mas seria preciso consumir uma grande quantidade para algum efeito negativo relevante.
Hoje, esperamos ansiosamente pela temporada de tomates e os devoramos sem culpa, mas você sabia que existe um truque simples para intensificar o sabor dos pratos com tomate? (Talvez você já imagine do que estou falando.)
Para um sabor mais pronunciado, experimente cozinhar com os galhos do tomateiro. Se você cultiva tomates em casa, aproveite as folhas também —da próxima vez que podar sua planta, guarde algumas para adicionar aos pratos. Tanto galhos quanto folhas dão uma profundidade surpreendente a curries, sopas e ensopados, ressaltando o aroma do fruto. Só lembre de retirar antes de servir, como faria com folhas de louro ou um sachê de chá.
Graças às folhas e galhos, esta sopa rápida e nutritiva concentra o sabor ácido e doce, além do aroma floral do tomate fresco. O arroz jasmine, aromático, engrossa o caldo na medida certa, mas qualquer arroz favorito funciona bem aqui. É um almoço ou jantar leve perfeito, que pode ser reaquecido sem perder a textura, ficando semelhante a um mingau chinês como congee ou juk. Tem gosto de tomate no auge, só que em versão sopa. (Prometo: não vai te matar).
Quando plantei meu primeiro tomateiro este ano, não fazia ideia de quanto a jornada entre semente e fruto exigiria paciência. Agora, colhendo os benefícios desse cultivo amador —uma safra constante de tomatinhos e seus galhos perfumados— sinto que ganhei tempo. É como viver o Natal em looping: a cada dois dias, uma nova constelação de frutos vermelhos brilha entre os galhos verdejantes.
Sopa de tomate com arroz
Rendimento: 2 porções
Tempo total: 30 minutos
Ingredientes
-
Azeite extra virgem
-
30 g de guanciale ou bacon picados
-
1/2 cebola amarela média picada
-
Pitada de pimenta-calabresa em flocos
-
1 colher (chá) de orégano seco
-
340 g de tomates-cereja, de preferência ainda no galho
-
1/4 xícara de arroz jasmine
-
2 xícaras de caldo de frango, caldo de ossos ou dashi, de preferência caseiro
-
Sal
-
Manjericão fresco e óleo de gergelim tostado para servir (opcional)
Preparo
-
Aqueça uma panela média em fogo médio. Adicione azeite suficiente para untar levemente o fundo. Refogue o guanciale e a cebola até começarem a dourar nas bordas, cerca de 5 minutos. Empurre para a lateral da panela.
-
Na parte livre da panela, acrescente um pouco mais de azeite se necessário, e então adicione a pimenta-calabresa e o orégano. Se as especiarias começarem a queimar, reduza o fogo. Acrescente os tomates (ainda nos galhos) e refogue até liberar aroma, cerca de 1 minuto.
-
Adicione o arroz e o caldo, e deixe ferver em fogo alto. Reduza para médio/baixo e cozinhe mexendo de vez em quando até que o arroz esteja macio, 15 a 20 minutos. Prove e ajuste o sal. Se seus tomates tinham caules ou galhos, retire e descarte-os.
-
Sirva
Fonte.:Folha de São Paulo


