9:33 AM
4 de novembro de 2025

Semente de abóbora: conheça os benefícios e como usá-la

Semente de abóbora: conheça os benefícios e como usá-la

PUBLICIDADE



A abóbora é um alimento cheio de benefícios para a saúde. Também conhecida pelo Brasil como moranga ou jerimum, dela é possível aproveitar praticamente tudo. Uma das suas partes interessantes para colocar no prato, aliás, seria até desprezada em outros alimentos: as sementes de abóbora.

Capazes de combinar com receitas diversas, elas têm aparecido cada vez mais entre as possibilidades de quem busca uma dieta mais saudável. Mas também causam certa dúvida: afinal, que vantagens podem vir da inclusão dessas sementes na rotina? E como utilizá-las de maneira saborosa?

Saiba mais.

+Leia também: Semente de girassol versus de abóbora: qual é mais nutritiva?

Benefícios da semente de abóbora na alimentação

As sementes de abóbora são boas fontes de proteína e gorduras de qualidade. São os dois principais macronutrientes encontrados nelas: dependendo das condições de cultivo, é possível encontrar cerca de 30 gramas de proteínas e 40 gramas de gorduras a cada 100 gramas do produto.

É claro que raramente alguém vai comer tantas sementes de abóbora em uma única refeição: de modo geral, elas são consumidas em pequenas quantidades, como um complemento. Além disso, mesmo que as gorduras sejam mais saudáveis do que as que você encontraria em outros produtos, convém não se exceder nelas. A moderação continua sendo chave!

Continua após a publicidade

Outros benefícios presentes nas sementes de abóbora incluem a presença de minerais como cobre, manganês, magnésio, zinco e ferro, e um bom nível de antioxidantes, com destaque para os flavonoides. Ela também conta com carotenoides e vitamina E, mas, neste caso, você ganha mais consumindo a abóbora mesmo, que tem concentrações muito maiores desses nutrientes.

As sementes são ainda uma extraordinária fonte de fibras, associadas a uma boa saúde digestiva. Manter a ingestão de fibras em níveis adequados favorece o trânsito intestinal, prevenindo constipações, e também ajuda a regular o colesterol e a glicose. Esse potencial é aumentado quando elas fazem parte de uma rotina saudável que também inclui outros itens na alimentação e a prática regular de exercícios físicos.

Como consumir a semente de abóbora

A melhor maneira de inserir esse alimento na rotina é secando e torrando as sementes, que depois disso podem ser consumidas até puras, como um snack saudável, ou então integrar receitas, adicionando um elemento crocante e saboroso (mas sem pesar demais no paladar) a pratos variados.

Continua após a publicidade

Para evitar os impactos do excesso de sódio na saúde, prefira as sementes que não foram salgadas previamente.

Versáteis, as sementes de abóbora podem ser colocadas sobre uma salada, por exemplo, ou mesmo fazer parte de receitas quentes, adicionadas sobre uma sopa ou risoto. Não há uma regra: como elas podem combinar com muita coisa, a melhor maneira de utilizá-las depende do seu gosto e do quanto você acha que elas combinam com o prato em questão.

Compartilhe essa matéria via:



Fonte.:Saúde Abril

Leia mais

Rolar para cima