12:10 AM
6 de novembro de 2025

Curso de tranças forma mulheres empreendedoras em Água Boa e Barra do Garças | ASN Mato Grosso

Curso de tranças forma mulheres empreendedoras em Água Boa e Barra do Garças | ASN Mato Grosso

PUBLICIDADE


Nos dias 30 e 31 de outubro, os municípios de Água Boa e Barra do Garças celebraram um marco importante para o empreendedorismo feminino: a formatura das participantes do curso de tranças promovido pelo programa Força Mulher, iniciativa realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) em parceria com as Secretarias Municipais de Desenvolvimento e Assistência Social, por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Mais do que uma capacitação técnica, o curso despertou sonhos, fortaleceu vínculos e abriu caminhos para uma nova fase na vida de cada participante. Ao longo de três meses, as alunas aprenderam técnicas de tranças, gestão, marketing e finanças pessoais, preparando-se para transformar o conhecimento em oportunidade, renda e autonomia.

SebraeMT e Prefeituras realizam parceria para inserir mulheres no mercado

A gerente da regional Nordeste do Sebrae/MT, Jaqueline Macedo, destacou o comprometimento e a força das mulheres que concluíram a formação. “Aqui nós temos mulheres que querem fazer acontecer. Que superam percalços com muito esforço e dedicação. Este é um pontapé para a independência, impulsionado pela sede de conhecimento e pela vontade de serem protagonistas de suas histórias”, afirmou.

As cerimônias de formatura reuniram familiares, amigos e toda a equipe técnica envolvida, marcando o encerramento de uma etapa transformadora e repleta de emoção.

A secretária municipal de Desenvolvimento e Assistência Social de Barra do Garças, Renata Bilego, ressaltou o quanto o curso representa uma virada de chave na vida das participantes. “Essas mulheres venceram muitos obstáculos e, com mérito, conseguiram chegar ao fim. Esse curso representa uma oportunidade imediata de trabalho, um passo importante rumo à independência, elas realmente ganharam asas”, destacou.

Durante a jornada de aprendizado, a troca de experiências e o fortalecimento das redes de apoio entre as participantes tornaram-se um grande incentivo para que cada uma delas se reconhecesse como empreendedora — pronta para iniciar uma nova trajetória.

Força Mulher em Barra do Garças

O secretário de Desenvolvimento de Água Boa, Leonardo Ribeiro, reforçou o caráter transformador da iniciativa. “Desejo sucesso nesta nova missão. Este foi um curso de suma importância, pois deixou uma marca e uma missão para cada uma dessas mulheres”, enfatizou.

Alunas comemoram a experiência

Entre as formandas, histórias de superação e esperança dão rosto e voz aos resultados do programa. Para Thais Nogueira Gomes, moradora de Água Boa, o curso representou a realização de um sonho antigo. Ela conta que sempre quis aprender a trançar, mas nunca tinha tido oportunidade. “Minha experiência com o curso de tranças foi incrível e transformadora”

Durante o curso, Thais Nogueira disse que recebeu muito apoio do Sebrae/MT, do Senac e do CRAS, e que isso essencial para todo o aprendizado. “Fiquei muito feliz e orgulhosa por ter conseguido realizar esse sonho. Pretendo trabalhar no ramo e, quem sabe, no futuro, me dedicar totalmente a ele. O curso foi fundamental para mim e acredito que também terá um impacto muito positivo na vida de todos que participaram”.

Aulas auxiliam além de trançar cabelos, conteúdos sobre finanças, marketing e desenvolvimento pessoal fazem parte do currículo do curso

Já Millena Cavalcante de Oliveira, de Barra do Garças, comemorou a experiência como um passo decisivo para o futuro. Ela destacou também o fato de poder levar o filho para o curso, fato que contribuiu muito para seu aprendizado. “Gostei muito dessa inclusão. Pude trazer meu filho nas aulas tanto práticas, de tranças, quanto nas teóricas, sobre gestão e empreendedorismo”.

Millena conta que está preparada para abrir seu negócio e crescer. “Por enquanto, vou atender em domicílio, mas espero, em um ano, ter meu próprio salão. O curso foi excelente e espero que venham cada vez mais oportunidades como essa”, compartilhou.

A prática torna mulheres aptas a abrirem seus próprios empreendimentos

A iniciativa reforça o compromisso das instituições parceiras com o desenvolvimento social e econômico dos municípios, por meio de políticas públicas voltadas à autonomia das mulheres, ao fortalecimento da autoestima e à promoção de oportunidades sustentáveis.



Fonte Agencia Sebrae

Leia mais

Rolar para cima