Nesta quinta-feira (6/11), o secretário de Educação do Estado de Mato Grosso (Seduc-MT), Alan Porto, esteve em visita a sede do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) e do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS). Ele participou de uma reunião com a diretoria executiva – composta pela diretora-Superintendente, Lélia Brun, e pelo diretor-Técnico, André Schelini – para tratar de parceria na área da educação entre as instituições.
Por meio do projeto “Educação que Transforma”, a parceria já impactou 150 escolas públicas do estado, com mais de 70 mil alunos e 4 mil educadores participantes de ações como: Escola Inovadora, Desafio Liga Jovem, Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), Expo Estudantil, palestras, oficinas, formações e cursos à distância.
Em 2026, a ideia é implantar o sistema de Modelo de Excelência em Gestão Escolar (MEG) para contribuir com a verificação de aprendizagem das 628 unidades escolares do estado e implementar o “Selo de Excelência em Gestão Escolar”. Além disso, o projeto “Educação que Transforma” deve ser ampliado para atender mais 45 mil alunos e 5 mil professores atendidos por meio das ações desenvolvidas.
De acordo com a diretora-Superintendente Lélia Brun, a proposta do trabalho desenvolvido pela educação empreendedora é estimular o desenvolvimento intelectual dos estudantes para se tornarem grandes líderes durante e após o período de formação escolar. “Temos o compromisso de aproximar os jovens do nosso estado de todas as fontes de conhecimento e utilizar os recursos por meio do empreendedorismo, ciência, tecnologia, inovação e sustentabilidade, que são as principais marcas do Sebrae Mato Grosso”, avalia.

A diretora Lélia Brun ainda apresentou os projetos que o Sebrae Mato Grosso disponibiliza para o fortalecimento do empreendedorismo feminino, como o Força Mulher, Sebrae Delas e Inteiras para Liderar. “Aproveito para propor, para o próximo ano, a criação de uma agenda conjunta para desenvolvermos ações que contemplem as mulheres do setor da Educação”.
O secretário Alan Porto avalia a parceria entre a Seduc-MT e o Sebrae Mato Grosso como estratégica. Ele também afirma que as políticas públicas desenvolvidas em conjunto apresentam resultados e irão avançar no próximo ano. “Estamos levando a educação técnica profissional a estes jovens empreendedores e agora daremos o próximo passo, que é incluir a educação ambiental”.
Na opinião dele, todos saem ganhando quando são coladas em práticas ações como essa. “Precisamos nos empenhar em trabalhos que tragam resultados concretos pensando no nosso futuro, que é aqui e agora”, destaca Porto.
Na oportunidade, o secretário conheceu o trabalho e as soluções desenvolvidas pelo CSS, que podem ser incrementadas no plano de ensino da rede pública. A parceria pretende levar cinco novos projetos aos estudantes e professores, tais como: Workshop ODS & Clima, Laboratório de Compostagem e Gestão de Resíduos, cursos de Economia Circular e Green Skills, Jornada Sustentabilidade & Empreendedorismo e programa Escola Sustentável.
O diretor Técnico André Schelini, destacou a importância da educação e da inovação como motores de transformação sustentável. “Mais do que preparar jovens e empreendedores para o futuro, estamos construindo esse futuro junto com eles. Sustentabilidade e empreendedorismo caminham lado a lado para gerar negócios inovadores, territórios resilientes e uma nova cultura de valor sustentável”, afirmou.
Também participaram da reunião os alunos da Escola Estadual Filogônio Corrêa, que venceram na categoria “Ensino Médio”, do Desafio Liga Jovem na etapa estadual. Todos os participantes visitaram a exposição “Chão de Sonhos”, que está em cartaz no prédio do Centro Sebrae de Sustentabilidade. A mostra é gratuita e aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h.
Fonte Agencia Sebrae

