Realizado neste domingo (9), o Enem 2025 traz como tema da redação ‘perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira’. Muitos candidatos provavelmente vão sair da prova curiosos para saber se mandaram bem. Para ajudar nessa avaliação, a Folha disponibiliza a Folha de Redação, ferramenta gratuita que usa inteligência artificial para corrigir textos e estimar a nota do participante.
O uso é simples: basta acessar a plataforma, fazer um breve cadastro, escrever o texto sobre o tema e enviar. Em poucos segundos, o sistema apresenta observações detalhadas e notas de 0 a 200 para cada uma das cinco competências exigidas pelo exame
-
Competência 1: Domínio da norma culta escrita.
-
Competência 2: Compreensão e desenvolvimento do tema.
-
Competência 3: Organização e defesa de argumentos.
-
Competência 4: Coesão e coerência na argumentação.
-
Competência 5: Proposta respeitando direitos humanos.
A análise segue os mesmos critérios aplicados na correção oficial do Enem e traz comentários específicos sobre pontos fortes e aspectos a melhorar.
Desenvolvida com base em exercícios do Colégio Farias Brito, instituição que ficou em 1º lugar no ranking nacional do Enem 2024, a plataforma aproxima o treino digital da experiência real de correção humana.
Além da redação, o exame deste domingo reúne questões de linguagens, códigos e suas tecnologias e de ciências humanas.
Neste ano, mais de 4,8 milhões de candidatos estão inscritos no exame, aplicado em dois domingos na maior parte do país. O segundo dia de prova será no próximo domingo (16), com questões de matemática e ciências da natureza. A aplicação começa às 13h30 (horário de Brasília) e tem duração de cinco horas.
A iniciativa faz parte do projeto Folha Estudantes, que reúne reportagens, dicas, testes e uma newsletter exclusiva voltada à preparação para o Enem e os principais vestibulares do país.
Fonte.:Folha de S.Paulo


