Coxim viveu uma noite de celebração à criatividade nessa sexta-feira (7) com a 1ª Feira Regional de Economia Criativa, promovida pelo Sebrae/MS. O evento reuniu empreendedores de toda a região Norte e marcou o encerramento do projeto Raízes Criativas, com a premiação dos vencedores do Festival Gastronômico Raízes e Sabores, que mobilizou mais de 1,5 mil votos populares e gerou cerca de R$ 100 mil em negócios durante a feira.
O programa Raízes Criativas teve início em julho, tendo promovido 40 ações, com impacto em mais de 1.200 empreendedores nos municípios de Coxim, São Gabriel do Oeste, Paraíso das Águas, Costa Rica, Figueirão, Sonora, Rio Verde de Mato Grosso e Chapadão do Sul. A iniciativa fortaleceu os setores de artesanato, gastronomia, turismo, música, literatura e inovação, promovendo o desenvolvimento sustentável e o sentimento de pertencimento regional.

Segundo Luzicarla Softov, gerente da Regional Norte do Sebrae/MS, os resultados comprovam o impacto transformador do programa. “O Raízes Criativas mostrou que a força do interior está nas pessoas e na capacidade de transformar talento em oportunidade. Conseguimos conectar empreendedores, gerar inovação e fortalecer o sentimento de pertencimento regional. A Feira de Economia Criativa é o reflexo desse trabalho coletivo que deixa um legado para o desenvolvimento sustentável da região”, destacou a gerente da Regional Norte do Sebrae/MS, Luzicarla Softov.
O prefeito de Coxim, Edilson Magro, ressaltou a relevância da Feira para o fortalecimento da economia local e valorização dos empreendedores. “Esse é um evento de grande importância para o nosso município, pois reúne pessoas que vêm expor seus produtos, divulgar seus talentos e movimentar a região, com geração de emprego e renda. Essa feira é uma vitrine para quem faz e acredita no potencial de Coxim”, pontuou o prefeito.
Já o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Saimon Cândido, enalteceu o impacto regional do evento. “É extremamente importante esse trabalho, pois aqui reunimos agroindústria, artesanato, jovens e idosos de todas as idades. Receber a Feira das Raízes Criativas em Coxim é uma conquista significativa. Nosso Norte é muito forte, e hoje compartilhamos esse potencial com toda a região, em um abraço caloroso de integração e desenvolvimento”, enfatizou o gestor.
Os vencedores do Festival Gastronômico foram: Mayara Cabanha (Bolos da May), com o bolo de mandioca com goiabada na categoria Sobremesa; Jeferson Pereira da Silva (Jeff Burguer), com o hambúrguer com maionese de erva-mate e pequi na categoria Refeição; e Cátia Softov (Padaria Softov), com a coxinha pantaneira feita com massa de mandioca, carne de sol e requeijão de pequi, campeã na categoria Petisco.
Com caravanas vindas de Rio Verde, Sonora, Figueirão, Chapadão do Sul, São Gabriel do Oeste e Costa Rica, o evento movimentou o público estimado de 4 mil pessoas ao longo do dia, consolidando-se como um grande encontro de criatividade, cultura e empreendedorismo.
Durante o dia, o público também participou da palestra “Economia Criativa: Um Olhar para o Futuro”, ministrada por Arnaldo Junior Farias, que reuniu mais de 110 participantes entre empreendedores, artistas e gestores culturais. A programação contou ainda com apresentações artísticas, demonstrações de alunos e parceiros, exposições de robôs do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), além de estandes repletos de sabores e talentos locais, com produtos artesanais e gastronômicos.

A moradora Maria Neusa Toledo aprovou a festa. “Foi uma noite linda, cheia de alegria e boas energias. É bonito ver tanta gente talentosa mostrando seu trabalho e ver Coxim sendo valorizada desse jeito. Espero que vire tradição”, comentou.
Empreendedores celebram oportunidades e reconhecimento
A empresária Mayara Cabanha, vencedora na categoria Sobremesa, celebrou com entusiasmo o reconhecimento do público e o incentivo aos empreendedores locais. “Estou muito feliz com o resultado e com o carinho das pessoas. Mesmo estando há apenas seis meses em Coxim, tivemos um retorno incrível: os clientes conheceram mais o nosso bolo, foram até a loja, votaram e ajudaram a divulgar. O festival foi uma experiência maravilhosa, e o incentivo do Sebrae faz toda a diferença, não só para a nossa empresa, mas para todos os empreendedores que participaram”, declarou.
A participante do projeto Raízes Criativas, Josiane Duarte Bernardo é idealizadora do Rainhas do Taquari e destacou o aprendizado adquirido durante as ações do projeto. “O Sebrae trouxe um impacto muito grande para nós, deu reconhecimento e credibilidade ao nosso evento. Aprendemos muito sobre gestão, o que poderíamos melhorar e tivemos um saldo muito positivo, com mulheres elogiando e apoiando. Aqui na Feira de Raízes Criativas, em Coxim, lançamos o Rainhas do Taquari 2026, que com certeza será um sucesso ainda maior”, afirmou.

O artista e poeta Bruno Neri, de Coxim, celebrou a visibilidade que conquistou com o projeto Raízes Criativas. “Participei de uma oficina na abertura oficial e resolvi unir duas paixões: poesia e pirografia. Desde então, meu trabalho ganhou projeção nacional: recebo muitas encomendas e lancei um livro artesanal, fruto direto desse projeto. O Raízes Criativas foi o ponto de virada na minha trajetória, e o retorno tem sido tão grande que mal consigo dar conta das encomendas”, contou o artista.
Mais informações sobre as ações realizadas pelo Sebrae/MS e parceiros podem ser obtidas pelo telefone 0800 570 0800 ou pelo site ms.sebrae.com.br.
Fonte. Agencia Sebrae


