9:19 AM
12 de novembro de 2025

Guaraná com fibras chega ao mercado. Será que é uma boa para você?

Guaraná com fibras chega ao mercado. Será que é uma boa para você?

PUBLICIDADE



A Ambev anunciou um novo produto para o mercado de “refrigerantes funcionais” nesta segunda-feira (10), com o lançamento do Guaraná Antarctica Zero com Fibras.

Segundo a fabricante, o objetivo do produto é dar uma opção a mais para que os consumidores cheguem à meta diária de fibras na alimentação. Citando dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a empresa aponta que a dieta do brasileiro é deficiente nesse tipo de nutriente, chegando a ficar 10 gramas abaixo da média recomendada.

O novo produto viria para dar um empurrãozinho na busca pela meta. No entanto, ele não substitui uma dieta balanceada, e a prioridade continua sendo obter as fibras de seu dia a dia através do prato de comida. Vale lembrar que refrigerantes são enquadrados na categoria dos ultraprocessados e, zero ou não, devem ter seu consumo reduzido.

Como é o novo “guaraná com fibras”

O novo guaraná funcional promete entregar 4,4 gramas de fibras por lata. Além disso, trata-se de um refrigerante reduzido em calorias, ostentando o título de zero açúcar. Serão apenas 9 calorias por lata. Inicialmente, o guaraná vai ser comercializado apenas pela plataforma Zé Delivery, em alguns locais selecionados do país.

Embora a fabricante não tenha dado detalhes específicos sobre a composição do novo produto, refrigerantes funcionais que afirmam ter uma dose extra de fibras costumam fazer uso da inulina, um tipo de fibra solúvel. É uma característica indispensável, obviamente, para que ela esteja presente em um produto que deve ser consumido na forma líquida.

Continua após a publicidade

Meta de fibras deve ser atingida pela alimentação

Segundo recomendações da OMS e do Ministério da Saúde, um adulto saudável precisa ingerir um mínimo de 25 gramas de fibras por dia. Uma lata do novo guaraná, portanto, teria o equivalente a 17,6% dessa meta, que não é exata e pode variar de acordo com outros fatores relacionados a sua dieta, peso e saúde geral.

A grande questão a considerar é que a quantidade de fibras não deve ser vista apenas por um número específico de gramas. Nem toda fibra é igual: mesmo considerando apenas em linhas gerais, existem as solúveis, como a que você vai encontrar em bebidas funcionais, que ajudam na sensação de saciedade; e as insolúveis, muito mais relacionadas a uma função tipicamente atribuída às fibras, que é a manutenção de um bom fluxo intestinal.

Obter a maioria das suas fibras em fontes líquidas, isto é, dando uma grande proeminência às fibras solúveis, é um caminho para não obter as insolúveis em níveis que mantêm sua saúde digestiva em dia. Mesmo consumindo uma bebida que pode contribuir para esse processo, você ainda deve focar em colocar no prato leguminosas, verduras, cereais e frutas, fontes muito mais saudáveis do que qualquer opção industrializada.

Continua após a publicidade

Dar um extra na ingestão de fibras através de um produto nutricionalmente pobre, como um refrigerante, também exige uma atenção a mais: o excesso de fibras pode provocar sintomas desagradáveis, como inchaço e constipação. Se você já se alimenta de forma adequada, é melhor evitar refrigerantes ou outras bebidas que adicionam fibras além do que é necessário à sua rotina.

Por via das dúvidas, não extrapole uma latinha por dia. E, se estiver querendo organizar sua dieta de forma bem planejada, conte sempre com a orientação de um profissional.

Compartilhe essa matéria via:



Fonte.:Saúde Abril

Leia mais

Rolar para cima