10:26 AM
12 de novembro de 2025

‘Não basta ter fuzil, é preciso postar’: como ostentação do crime no Instagram e TikTok influencia ida de jovens para o tráfico

‘Não basta ter fuzil, é preciso postar’: como ostentação do crime no Instagram e TikTok influencia ida de jovens para o tráfico

PUBLICIDADE


Um adolescente segura um fuzil em publicação em rede social

Crédito, Reprodução

Legenda da foto, Imagens de adolescentes com armas e drogas circulam livremente em redes sociais

    • Author, Luiz Fernando Toledo
    • Role, Da BBC News Brasil, em Londres

Menos de uma semana depois da megaoperação policial no Rio, que deixou mais de 120 pessoas mortas, a Polícia Civil do Estado divulgou um comunicado à imprensa com uma espécie de perfil dos mortos.

A lista, segundo a polícia, tinha como objetivo revelar “quem são os criminosos que resistiram às forças policiais e foram neutralizados.”

Um detalhe chamou a atenção no arquivo, um PDF de 35 páginas dividido em colunas: uma dessas colunas, de nome “foto redes sociais”, trazia prints de publicações no Instagram e no Facebook e elencava os posts (ou ausência de publicações recentes) como evidência de possíveis relações dos mortos na operação com o tráfico.

A polícia também incluiu, para alguns deles, link direto para suas contas nas redes sociais e de amigos em comum que publicaram fotos com essas pessoas.

A ofensiva policial às redes sociais buscou, e encontrou, em alguns dos perfis, publicações com imagens do que parecem ser fuzis, pistolas, acessórios militares, drogas, dinheiro e menções ao Comando Vermelho, embora não seja possível confirmar de forma independente que as armas sejam verdadeiras. Para a instituição, as imagens evidenciam algum tipo de vínculo a facções criminosas.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima