3:39 PM
12 de novembro de 2025

WhatsApp ganha novo app para PC, mas testes indicam piora no desempenho

WhatsApp ganha novo app para PC, mas testes indicam piora no desempenho

PUBLICIDADE


O aplicativo nativo do WhatsApp para Windows 11 passou por uma grande reformulação na última semana, quando foi substituído por um app baseado no Chromium, carregando a versão web do mensageiro. A troca parece ter afetado o desempenho do serviço, como relata o Windows Latest nesta quarta-feira (12).

Segundo a publicação, o app está consumindo muito mais memória RAM após a atualização disponibilizada pela Meta, mesmo com o programa ocioso. E isso piora assim que ele é usado, o que pode ser um problema para quem lida com uma grande quantidade de mensagens.

app-do-whatsapp-para-windows
O novo app do WhatsApp para Windows 11 começou a ser disponibilizado no dia 5 de novembro. (Imagem: Windows Latest/Reprodução)

Quais são os problemas?

Testes feitos pela reportagem mostram que o novo WhatsApp baseado em Chromium para Windows 11 pode usar até 300 MB de RAM na tela de login, sem o usuário fazer nada. Por sua vez, o antigo app nativo, agora descontinuado, consumia apenas 18 MB de RAM nas mesmas condições, baixando para 10 MB quando ocioso.

  • Após a entrada na conta, o software começou a usar 2 GB de RAM para carregar as conversas, caindo para 1,2 GB, em média, nos momentos em que operava em segundo plano;
  • Na versão anterior, esses números chegavam a apenas 190 MB na maioria das vezes, com pico de até 300 MB em algumas oportunidades;
  • Já com o app ocioso, o consumo baixava para menos de 100 MB, sem exigir quase nada do desktop e não afetando outras tarefas;
  • Ainda de acordo com o relatório, o mensageiro usa até 3 GB de RAM se a conta tiver muitos bate-papos para carregar.

O resultado dessas mudanças é uma maior lentidão no WhatsApp para Windows 11 após a atualização, gastando muito mais tempo para exibir os chats. Dificuldade para navegar entre as conversas, falta de sincronia com o modo Não Perturbe e notificações atrasadas foram outros problemas encontrados.

Essa série de erros no mensageiro pode estar relacionada às recentes demissões feitas pela Meta, como especula o site. Os cortes teriam afetado seriamente a equipe do serviço de mensagens, levando a big tech a concentrar esforços na versão web, o que a empresa não confirma.

dados-de-uso-de-memoria-ram-no-pc
Após a atualização, o app passou a usar uma quantidade maior de memória RAM do computador. (Imagem: Windows Latest/Reprodução)

É possível evitar a atualização?

Se você ficou preocupado com os relatos de desempenho ruim do novo WhatsApp para Windows, a boa notícia é que basta não baixar a atualização e continuar usando o app nativo do mensageiro para desktop. No entanto, isso não deve durar muito.

Como destaca a publicação, todos os usuários serão desconectados de suas contas, em algum momento, e forçados a instalar a atualização para continuar acessando o mensageiro. As mudanças estão disponíveis na versão 2.2584.3.0 do WhatsApp na Microsoft Store.

Em caso de dificuldade com o novo app, uma alternativa é acessar o WhatsApp Web diretamente no navegador, sem a necessidade de qualquer instalação.

Já usou a nova versão do WhatsApp para Windows? Conta pra gente a sua experiência, comentando nas redes sociais do TecMundo.



Fonte.: TecMundo

Leia mais

Rolar para cima